ESTE TRABALHO É RESULTADO DO PROJETO VISTO COMO ELEMENTO DA PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA QUE FOI DESENVOLVIDO COM 17 ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE FELIPE, DO MUNICÍPIO DE JESUÍTAS. TEVE COMO PERGUNTA GERADORA QUAIS SÃO AS CORES DAS FRUTAS. A EXPEDIÇÃO FOI REALIZADA NA PROPRIEDADE RURAL DA FAMÍLIA TESSARO, PRODUTORES DE UVA, COM VINÍCOLA NA PROPRIEDADE, ALÉM DE PLANTAÇÃO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E FLORES. APÓS A EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA, OS ALUNOS DEMONSTRARAM CURIOSIDADE SOBRE AS FRUTAS E A PARTIR DISSO ELABOROU-SE O PROJETO EXPLORANDO AS CORES DAS FRUTAS. TODAS AS AÇÕES DESENVOLVIDAS FORAM ALINHADAS COM A PROPOSTA CURRICULAR, OS INTERESSES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. O OBJETIVO INICIAL FOI RECONHECER AS CORES NAS FRUTAS E NAS FLORES, DIRECIONADO PELOS OLHOS E A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS. APÓS A CONVERSA COM OS ALUNOS, O NOME DO PROJETO FICOU: MUNDO COLORIDO, JÁ QUE VIRAM CORES EM TUDO: NAS FRUTAS, FLORES, BRINQUEDOS, NAS HISTÓRIAS E ATÉ NELAS PRÓPRIAS. O PROGRAMA E O PROJETO, INSTIGAM, PROPÕE E, OUSADAMENTE, COBRAM A SAÍDA DA ZONA DE CONFORTO METODOLÓGICA DO DOCENTE QUE A ELE ADERE. ASSIM SENDO, O PROGRAMA FAZ SENTIDO PORQUE É O ESTÍMULO E O DESAFIO QUE LEVAM A UMA PRÁTICA DIFERENTE E MAIS SIGNIFICATIVA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS.