O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PODE SER POTENCIALIZADO QUANDO EXISTE MOTIVAÇÃO E O INTERESSE DO ALUNO, VISTO QUE, QUANTO MAIOR A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER, MAIOR SERÁ O ÊXITO NA ESCOLA E NA VIDA FUTURA. NESSE CONTEXTO, ESTE ESTUDO PROCUROU ANALISAR O EFEITO DA PERCEPÇÃO DO ALUNO EM RELAÇÃO À VALORIZAÇÃO A ELES ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES SOBRE O RENDIMENTO NO APRENDIZADO, EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS. ESPECIFICAMENTE, PRETENDEU-SE: COMPARAR A VISÃO DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM RELAÇÃO AO VALOR QUE OS PROFESSORES ATRIBUEM A ELES NO APRENDIZADO DE BIOLOGIA E; INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ALTO VALOR A ELES ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 118 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE PICOS – PI, NUMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO PADRONIZADO PELO GATES FOUNDATION (2010), COMPOSTO DE 36 ALTERNATIVAS, DISTRIBUÍDAS EM SETE DIMENSÕES. NOTOU-SE QUE A FORMA COMO OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA PERCEBEM A MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA DIFEREM. NAS ESCOLAS PÚBLICAS PESQUISADAS, OS PROFESSORES, EM SUA MAIORIA, NÃO ATRIBUEM UM ALTO VALOR AOS ALUNOS, NÃO
DEMONSTRANDO QUE ACREDITAM NO POTENCIAL DOS MESMOS, EM DETRIMENTO ÀS ESCOLAS PRIVADAS DO CONTEXTO OBSERVADO, QUE ATRIBUEM ALTO VALOR AOS ESTUDANTES, SENDO MAIS MOTIVADOS QUANTO AO ENSINO DE BIOLOGIA EM RELAÇÃO AOS DISCENTES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS.