Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID): FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIA, PIBID, FORMAÇÃO INICIAL Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61622
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 611
    "inscrito_id" => 4995
    "titulo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID): FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO: “A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA AUTO ESTIMA: CUIDE DA SUA!” EFETUADA POR UM GRUPO EX- BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS (UFPI/CSHNB) QUE ATUAVAM NA ÁREA DE GESTÃO ESCOLAR EM UMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PICOS-PIAUÍ. O PROJETO OBJETIVOU VERIFICAR OS ESPAÇOS DE CONFIGURAÇÃO DA DOCÊNCIA, QUE EMERGEM NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PIBIDIANOS, FUTUROS DOCENTES, ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE EXTENSÃO “A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA AUTO-ESTIMA: CUIDE DA SUA!”, BUSCANDO IDENTIFICAR O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS DOCENTES, BEM COMO BUSCANDO DESENVOLVER JUNTO AOS ALUNOS A AUTO-ESTIMA E O ENTENDIMENTO QUE TODO SER HUMANO POSSUI SUAS ESPECIFICIDADES. A METODOLOGIA ANCOROU-SENA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZANDO DISCUSSÕES E REFLEXÕES COM BASE NOS PENSAMENTOS DE: BANDEIRA, HUTZ (2010); ESTRADA, WEENDIING, ALVES (2016); LOVISI (2009), BEM COMO EM ATIVIDADES DE INTERVENÇÕES (EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS, DINÂMICAS, DIÁLOGOS INFORMAIS) DESENVOLVIDAS EM TORNO DA QUESTÃO DO SUICÍDIO PARA O PÚBLICO DO ENSINO FUNDAMENTAL (8º E 9º ANO) E ENSINO MÉDIO (1º AO 3º ANO).  OS RESULTADOS EVIDENCIADOS, A PARTIR DA APLICAÇÃO DO PROJETO, REMETERAM A PERCEPÇÃO E A IMPORTÂNCIA SOBRE O RESPEITO A SI E AO OUTRO; AO CONHECIMENTO DE SEUS PRÓPRIOS SENTIMENTOS. QUANTO AOS EX-PIBIADIANOS ENVOLVIDOS O PROJETO AMPLIOU RELAÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE TODOS OS SUJEITOS QUE FAZEM PARTE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR SOBRE O TEMA TRATADO, BEM COMO PROMOVEU À FORMAÇÃO INICIAL DAS HABILIDADES DE INTERVENÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM INÚMERAS SITUAÇÕES E CONTEXTOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, PIBID, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID4995_22072019161506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ATEUMICE MARIA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ATEUMICE MARIA"
    "autor_email" => "ateumice-m@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61622
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 611
    "inscrito_id" => 4995
    "titulo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID): FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO: “A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA AUTO ESTIMA: CUIDE DA SUA!” EFETUADA POR UM GRUPO EX- BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS (UFPI/CSHNB) QUE ATUAVAM NA ÁREA DE GESTÃO ESCOLAR EM UMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PICOS-PIAUÍ. O PROJETO OBJETIVOU VERIFICAR OS ESPAÇOS DE CONFIGURAÇÃO DA DOCÊNCIA, QUE EMERGEM NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PIBIDIANOS, FUTUROS DOCENTES, ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE EXTENSÃO “A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA AUTO-ESTIMA: CUIDE DA SUA!”, BUSCANDO IDENTIFICAR O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS DOCENTES, BEM COMO BUSCANDO DESENVOLVER JUNTO AOS ALUNOS A AUTO-ESTIMA E O ENTENDIMENTO QUE TODO SER HUMANO POSSUI SUAS ESPECIFICIDADES. A METODOLOGIA ANCOROU-SENA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZANDO DISCUSSÕES E REFLEXÕES COM BASE NOS PENSAMENTOS DE: BANDEIRA, HUTZ (2010); ESTRADA, WEENDIING, ALVES (2016); LOVISI (2009), BEM COMO EM ATIVIDADES DE INTERVENÇÕES (EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS, DINÂMICAS, DIÁLOGOS INFORMAIS) DESENVOLVIDAS EM TORNO DA QUESTÃO DO SUICÍDIO PARA O PÚBLICO DO ENSINO FUNDAMENTAL (8º E 9º ANO) E ENSINO MÉDIO (1º AO 3º ANO).  OS RESULTADOS EVIDENCIADOS, A PARTIR DA APLICAÇÃO DO PROJETO, REMETERAM A PERCEPÇÃO E A IMPORTÂNCIA SOBRE O RESPEITO A SI E AO OUTRO; AO CONHECIMENTO DE SEUS PRÓPRIOS SENTIMENTOS. QUANTO AOS EX-PIBIADIANOS ENVOLVIDOS O PROJETO AMPLIOU RELAÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE TODOS OS SUJEITOS QUE FAZEM PARTE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR SOBRE O TEMA TRATADO, BEM COMO PROMOVEU À FORMAÇÃO INICIAL DAS HABILIDADES DE INTERVENÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM INÚMERAS SITUAÇÕES E CONTEXTOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, PIBID, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID4995_22072019161506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ATEUMICE MARIA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ATEUMICE MARIA"
    "autor_email" => "ateumice-m@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TRATA DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO: “A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA AUTO ESTIMA: CUIDE DA SUA!” EFETUADA POR UM GRUPO EX- BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS (UFPI/CSHNB) QUE ATUAVAM NA ÁREA DE GESTÃO ESCOLAR EM UMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PICOS-PIAUÍ. O PROJETO OBJETIVOU VERIFICAR OS ESPAÇOS DE CONFIGURAÇÃO DA DOCÊNCIA, QUE EMERGEM NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PIBIDIANOS, FUTUROS DOCENTES, ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE EXTENSÃO “A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA AUTO-ESTIMA: CUIDE DA SUA!”, BUSCANDO IDENTIFICAR O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS DOCENTES, BEM COMO BUSCANDO DESENVOLVER JUNTO AOS ALUNOS A AUTO-ESTIMA E O ENTENDIMENTO QUE TODO SER HUMANO POSSUI SUAS ESPECIFICIDADES. A METODOLOGIA ANCOROU-SENA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZANDO DISCUSSÕES E REFLEXÕES COM BASE NOS PENSAMENTOS DE: BANDEIRA, HUTZ (2010); ESTRADA, WEENDIING, ALVES (2016); LOVISI (2009), BEM COMO EM ATIVIDADES DE INTERVENÇÕES (EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS, DINÂMICAS, DIÁLOGOS INFORMAIS) DESENVOLVIDAS EM TORNO DA QUESTÃO DO SUICÍDIO PARA O PÚBLICO DO ENSINO FUNDAMENTAL (8º E 9º ANO) E ENSINO MÉDIO (1º AO 3º ANO). OS RESULTADOS EVIDENCIADOS, A PARTIR DA APLICAÇÃO DO PROJETO, REMETERAM A PERCEPÇÃO E A IMPORTÂNCIA SOBRE O RESPEITO A SI E AO OUTRO; AO CONHECIMENTO DE SEUS PRÓPRIOS SENTIMENTOS. QUANTO AOS EX-PIBIADIANOS ENVOLVIDOS O PROJETO AMPLIOU RELAÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE TODOS OS SUJEITOS QUE FAZEM PARTE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR SOBRE O TEMA TRATADO, BEM COMO PROMOVEU À FORMAÇÃO INICIAL DAS HABILIDADES DE INTERVENÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM INÚMERAS SITUAÇÕES E CONTEXTOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.