Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: O USO DE TEMAS SENSÍVEIS NA SALA DE AULA DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: ENSINO, HISTÓRIA, TEMAS SENSÍVEIS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NOS TEMPOS ATUAIS. ENSINAR A DISCIPLINA DE HISTÓRIA TEM SIDO UM GRANDE DESAFIO, HAJA VISTO TEMOS PASSADO POR MUDANÇAS POLÍTICAS E OS PROFESSORES TÊM SIDOS CHAMADOS DE DOUTRINADORES, E EM ESPECIAL O DOCENTE DE HISTÓRIA TEM SOFRIDO COM TAL NOMEAÇÃO E BUSCADO NA SUA PRÁTICA TER MAIS CUIDADOS COM SUAS FALAS, E ALGUNS ATÉ TENTADO NÃO DISCUTIR DETERMINADOS TEMAS, COMO RELIGIÃO E POLÍTICA. ESSE TEXTO É FRUTO DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA, E COMO TEMOS BUSCADO TRABALHAR OS CONTEÚDOS SEM GERAR UMA ARMADILHA PARA O PROFESSOR. DISCUTIR SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA É ESSENCIAL PARA COMPARTILHARMOS COM NOSSOS PARES, EXPERIÊNCIAS E APRENDERMOS UNS COM OUTROS. DESSA FORMA, O REFERIDO TEXTO BUSCA DIALOGAR COM AUTORES E OS PARES, PARA QUE DOCENTES POSSAM CONDUZIR DISCUSSÕES EM SUAS SALAS DE AULA QUE RESPEITEM A DIVERSIDADE CULTURAL E DE FALAS DOS ALUNOS E OFEREÇAM MEIOS DE FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, FAZENDO ASSIM O ESPAÇO DA SALA DE AULA UM LUGAR DE FORMAÇÃO CIDADÃ E DE RESPEITO AO PRÓXIMO. PARA TANTO DIALOGAMOS COM ALGUNS TEÓRICOS, TAIS COMO (ALVES E ROSA, 2016), (MACHADO, 2009) E (MORAES, 2012).

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