A PRESENTE PESQUISA SURGIU DAS INQUIETAÇÕES DOS PROFESSORES QUE HOJE ATUAM COMO FORMADORES DA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO METROPOLITANA SUL, NO QUE CONCERNE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA GESTORES DAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. A PRINCÍPIO REALIZOU-SE REVISÃO LITERÁRIA PARA APROFUNDAR A CONCEPÇÃO SOBRE GESTÃO ESCOLAR E QUAL O SEU PAPEL DENTRO DA ESCOLA, POSTERIORMENTE REALIZOU-SE UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DAS VISITAS TÉCNICAS E DAS MEDIAÇÕES DE CONFLITOS QUE SURGIRAM AO LONGO DE 2018 E NO INÍCIO DE 2019. PARA SITUAR AS DISCUSSÕES, APRESENTAMOS CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE O QUE É GESTÃO ESCOLAR, QUAL O SEU PAPEL NA UNIDADE EDUCACIONAL, A FORMAÇÃO CONTINUADA E O PAPEL PEDAGÓGICO DA GESTÃO ESCOLAR. A IDEIA É PROPOR DOIS MOMENTOS DE DISCUSSÃO POR ANO, USANDO PARA ISSO FORMAS DIFERENCIADAS, COMO: WORKSHOPS, SEMINÁRIOS, CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, ENTRE OUTROS QUE NO ANO DE 2019 JÁ ESTÃO SENDO APRESENTADOS, DE FORMA NÃO SISTÊMICA, POR ESSA REGIONAL.