O PROFESSOR PRECISA ANALISAR E PENSAR SOBRE PRÁTICAS QUE FACILITEM O ENSINO E A APRENDIZAGEM. UM DESSES ENCAMINHAMENTOS PODEM SER OS ANIMES (ANIMAÇÕES JAPONESAS), QUE FAZEM PARTE DA INFÂNCIA DE MILHARES DE BRASILEIROS E TEM SE TORNADO BASTANTE POPULARES NOS ÚLTIMOS ANOS, OS QUAIS POSSIBILITAM DISCUSSÕES E QUESTIONAMENTOS DE VÁRIAS ÁREAS PARA A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE BIOLOGIA. ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO ANIME "HATARAKUSAIBO (CELLS AT WORK)" PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA. PARA ISSO, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA QUE É CONSTRUÍDA A PARTIR DA RELAÇÃO DO OBJETO ESTUDADO E OS INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS, TENDO BASE AS EXPERIÊNCIAS E CRIATIVIDADE DO PESQUISADOR. ASSIM, FORAM SELECIONADOS DOIS ELEMENTOS DA ANIMAÇÃO: (1) OS PERSONAGENS PRINCIPAIS E SUAS FUNÇÕES NO SISTEMA IMUNOLÓGICO E (2) CONTEXTO DOS EPISÓDIOS E SUA RELAÇÃO COM A IMUNOLOGIA. CONCLUI-SE QUE O PRINCIPAL POTENCIAL PEDAGÓGICO DO ANIME SE DÁ POR CONTA DA LINGUAGEM SIMPLES, DINÂMICA, OBRIGATORIAMENTE FÁCIL E ACESSÍVEL, ALÉM DE ESTIMULAR A CARTASE (QUEDA DO ESTRESSE POR PARTE DO LEITOR) E UMA FORTE LIGAÇÃO COM O COGNITIVO DO INDIVÍDUO QUE SE ENVOLVE COM SUA NARRATIVA. ADEMAIS, O ASSUNTO APRESENTADO NÃO É TRATADO COMPLETAMENTE DE MODO CIENTÍFICO, ESTIMULA OS TELESPECTADORES, NÃO SE LIMITANDO APENAS EM CONCEITUAR E INFORMAR SOBRE DOENÇAS, MAS, MODIFICAR OU INCITANDO A MUDANÇA DO COMPORTAMENTO DO CIDADÃO PARA SER CAPAZ DE PROMOVER A SAÚDE INDIVIDUAL.