Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO: UMA VISÃO DE DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, TERRITÓRIO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O SEMIÁRIDO BRASILEIRO TEM SIDO ESPAÇO DE CONSTANTES RESSIGNIFICAÇÕES, ESPECIALMENTE DEVIDO ÀS SUAS DINÂMICAS SOCIOCULTURAIS E AMBIENTAIS. NO BRASIL, ESSA DELIMITAÇÃO, OCUPA PARTE SIGNIFICATIVA DO TERRITÓRIO. O ESTUDO BUSCOU AVALIAR; COMO OS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE MOTIVAM A MELHOR CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, PODEM FACILITAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO TERRITÓRIO. PARA TANTO, UTILIZOU-SE DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E IDENTIFICAÇÃO DE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS QUE PRIORIZAM AS DEMANDAS DO SEMIÁRIDO NO BRASIL. CONSTATOU-SE A URGÊNCIA POR ASPECTOS QUE PROMOVAM A MELHOR CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO E A VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO VISTO, OS FLUXOS MIGRATÓRIOS E SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DEVIDO, À ESCASSEZ DE PRÁTICAS ÉTICAS DE DESENVOLVIMENTO. POR FIM, RESSALTA-SE A RELEVÂNCIA DA DISCUSSÃO SOBRE A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, COMO ASPECTO VALORATIVO ÀS INICIATIVAS QUE BUSCAM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE NESSE TERRITÓRIO.

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