REIS, Maria Laura Chaves Dos. Inclusão e acessibilidade, uma questão de cidadania. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60773>. Acesso em: 05/11/2024 07:56
ESSE PROJETO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE SURGIU A PARTIR DA NECESSIDADE DE SE TRABALHAR A VERTENTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE E DIFERENÇAS, OBJETIVANDO DISSEMINAR A TEMÁTICA EM TODA COMUNIDADE ESCOLAR, ASSIM COMO COMPREENDER AS BARREIRAS EXISTENTES NA COMUNIDADE ESCOLAR PARA EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, RELAÇÕES ENTRE OS ALUNOS COM OU SEM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR E AS ESTRATÉGIAS QUE FAVORECEM A INCLUSÃO. ADOTAMOS COMO RECURSO METODOLÓGICO: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR, ENTREVISTAS INFORMAIS COM PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA CAMPO DA PESQUISA, ESCOLA DOM AZEREDO COUTINHO, LOCALIZADA NA AV. PRESIDENTE KENNEDY, 660, PEIXINHOS, OLINDA, PE. O ESTUDO NOS AJUDOU A COMPREENDER QUE AS MEDIDAS GOVERNAMENTAIS E LEGISLAÇÃO VIGENTE DIRECIONADA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, NÃO CONSEGUEM AINDA NA PRÁTICA, REVERTER, OU AO MENOS MINIMIZAR A LACUNA EDUCACIONAL EXISTENTE E QUE A INCLUSÃO QUE SE TEM NA PRÁTICA É UMA MÁSCARA, QUE NÃO REFLETE COMO UMA AÇÃO EFETIVA E DIFERENCIADA PARA A VIDA DESSAS PESSOAS. QUE AS DIFICULDADES EM PROPORCIONAR ÀS PESSOAS COM QUALQUER TIPO DE DEFICIÊNCIA E O ACESSO A OUTROS BENS PÚBLICOS BÁSICO: COMO SAÚDE, TRANSPORTE URBANO, NÃO SE RESTRINGINDO A ESCOLA, SENDO NECESSITANDO POLÍTICAS PÚBLICAS MAIS EFICIENTES.