Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGENS: O PERCURSO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO RECIFE – EFER PAULO FREIRE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, , COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, , PRÁTICA PEDAGÓGICA, , DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60535
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4208
    "inscrito_id" => 10895
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGENS: O PERCURSO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO RECIFE – EFER PAULO FREIRE"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DO PERCURSO FORMATIVO CONSTRUÍDO PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO RECIFE - EFER PAULO FREIRE, QUE VEM, A PARTIR DO CONCEITO DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, IMPRIMINDO NOVOS SIGNIFICADOS À SUA AÇÃO FORMATIVA, ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PÚBLICOS, DENTRO DE UM VIÉS COLABORATIVO, COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E NA ALTA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. DESSE MODO, TRATA-SE AQUI, DO SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA CENA EDUCATIVA BRASILEIRA E DE SUA UTILIZAÇÃO NOS ATUAIS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, COMO FORMA DE CRIAR UM AMBIENTE DIALÓGICO, SOLIDÁRIO, DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PROFESSORES MAIS JOVENS E OS MAIS EXPERIENTES, E DE COLOCAR A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS MÃOS DOS PROFESSORES COMO ADVOGAM SHUMAM E SHUMAM (2004).  PARA TANTO UTILIZAREMOS COMO ANCORADOURO TEÓRICO DE NOSSAS ANÁLISES OS CONSTRUTOS DE ALARCÃO ( 2001, 2006 E, 2007 ), IBERNÓN (2006), GRAMSCI (2007 ), FREIRE (1987, 1991, 1999, 2002 ), GADOTTI (2006), ENTRE OUTROS. DESSE MODO AFIRMA-SE QUE, A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS MOLDES DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, POSSIBILITA A INTERLOCUÇÃO DOS DOCENTES COM SEUS PARES E A CONSTRUÇÃO DE UMA INTELIGIBILIDADE COLETIVA E COMPLEXA SOBRE A REALIDADE SOCIAL, SEUS ELEMENTOS INTERVENIENTES E CONSTITUTIVOS. COMPREENDER A REALIDADE, PREPARAR-SE E PREPARAR SEUS ESTUDANTES PARA AGIR NELA DE FORMA QUALITATIVA E A PARTIR DOS SEUS INTERESSES DE CLASSE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA,, COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM,, PRÁTICA PEDAGÓGICA,, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10895_26092019120559.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGALI MARIA DE LIMA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MAGALI RIBEIRO"
    "autor_email" => "magaliribeiro12@yahoo.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RECIFE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60535
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4208
    "inscrito_id" => 10895
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGENS: O PERCURSO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO RECIFE – EFER PAULO FREIRE"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DO PERCURSO FORMATIVO CONSTRUÍDO PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO RECIFE - EFER PAULO FREIRE, QUE VEM, A PARTIR DO CONCEITO DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, IMPRIMINDO NOVOS SIGNIFICADOS À SUA AÇÃO FORMATIVA, ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PÚBLICOS, DENTRO DE UM VIÉS COLABORATIVO, COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E NA ALTA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. DESSE MODO, TRATA-SE AQUI, DO SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA CENA EDUCATIVA BRASILEIRA E DE SUA UTILIZAÇÃO NOS ATUAIS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, COMO FORMA DE CRIAR UM AMBIENTE DIALÓGICO, SOLIDÁRIO, DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PROFESSORES MAIS JOVENS E OS MAIS EXPERIENTES, E DE COLOCAR A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS MÃOS DOS PROFESSORES COMO ADVOGAM SHUMAM E SHUMAM (2004).  PARA TANTO UTILIZAREMOS COMO ANCORADOURO TEÓRICO DE NOSSAS ANÁLISES OS CONSTRUTOS DE ALARCÃO ( 2001, 2006 E, 2007 ), IBERNÓN (2006), GRAMSCI (2007 ), FREIRE (1987, 1991, 1999, 2002 ), GADOTTI (2006), ENTRE OUTROS. DESSE MODO AFIRMA-SE QUE, A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS MOLDES DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, POSSIBILITA A INTERLOCUÇÃO DOS DOCENTES COM SEUS PARES E A CONSTRUÇÃO DE UMA INTELIGIBILIDADE COLETIVA E COMPLEXA SOBRE A REALIDADE SOCIAL, SEUS ELEMENTOS INTERVENIENTES E CONSTITUTIVOS. COMPREENDER A REALIDADE, PREPARAR-SE E PREPARAR SEUS ESTUDANTES PARA AGIR NELA DE FORMA QUALITATIVA E A PARTIR DOS SEUS INTERESSES DE CLASSE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA,, COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM,, PRÁTICA PEDAGÓGICA,, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10895_26092019120559.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGALI MARIA DE LIMA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MAGALI RIBEIRO"
    "autor_email" => "magaliribeiro12@yahoo.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RECIFE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TRATA DO PERCURSO FORMATIVO CONSTRUÍDO PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO RECIFE - EFER PAULO FREIRE, QUE VEM, A PARTIR DO CONCEITO DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, IMPRIMINDO NOVOS SIGNIFICADOS À SUA AÇÃO FORMATIVA, ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PÚBLICOS, DENTRO DE UM VIÉS COLABORATIVO, COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E NA ALTA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. DESSE MODO, TRATA-SE AQUI, DO SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA CENA EDUCATIVA BRASILEIRA E DE SUA UTILIZAÇÃO NOS ATUAIS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, COMO FORMA DE CRIAR UM AMBIENTE DIALÓGICO, SOLIDÁRIO, DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PROFESSORES MAIS JOVENS E OS MAIS EXPERIENTES, E DE COLOCAR A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS MÃOS DOS PROFESSORES COMO ADVOGAM SHUMAM E SHUMAM (2004). PARA TANTO UTILIZAREMOS COMO ANCORADOURO TEÓRICO DE NOSSAS ANÁLISES OS CONSTRUTOS DE ALARCÃO ( 2001, 2006 E, 2007 ), IBERNÓN (2006), GRAMSCI (2007 ), FREIRE (1987, 1991, 1999, 2002 ), GADOTTI (2006), ENTRE OUTROS. DESSE MODO AFIRMA-SE QUE, A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS MOLDES DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, POSSIBILITA A INTERLOCUÇÃO DOS DOCENTES COM SEUS PARES E A CONSTRUÇÃO DE UMA INTELIGIBILIDADE COLETIVA E COMPLEXA SOBRE A REALIDADE SOCIAL, SEUS ELEMENTOS INTERVENIENTES E CONSTITUTIVOS. COMPREENDER A REALIDADE, PREPARAR-SE E PREPARAR SEUS ESTUDANTES PARA AGIR NELA DE FORMA QUALITATIVA E A PARTIR DOS SEUS INTERESSES DE CLASSE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.