FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGENS: O PERCURSO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO RECIFE – EFER PAULO FREIRE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60535 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4208 "inscrito_id" => 10895 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGENS: O PERCURSO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO RECIFE – EFER PAULO FREIRE" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DO PERCURSO FORMATIVO CONSTRUÍDO PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO RECIFE - EFER PAULO FREIRE, QUE VEM, A PARTIR DO CONCEITO DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, IMPRIMINDO NOVOS SIGNIFICADOS À SUA AÇÃO FORMATIVA, ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PÚBLICOS, DENTRO DE UM VIÉS COLABORATIVO, COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E NA ALTA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. DESSE MODO, TRATA-SE AQUI, DO SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA CENA EDUCATIVA BRASILEIRA E DE SUA UTILIZAÇÃO NOS ATUAIS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, COMO FORMA DE CRIAR UM AMBIENTE DIALÓGICO, SOLIDÁRIO, DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PROFESSORES MAIS JOVENS E OS MAIS EXPERIENTES, E DE COLOCAR A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS MÃOS DOS PROFESSORES COMO ADVOGAM SHUMAM E SHUMAM (2004). PARA TANTO UTILIZAREMOS COMO ANCORADOURO TEÓRICO DE NOSSAS ANÁLISES OS CONSTRUTOS DE ALARCÃO ( 2001, 2006 E, 2007 ), IBERNÓN (2006), GRAMSCI (2007 ), FREIRE (1987, 1991, 1999, 2002 ), GADOTTI (2006), ENTRE OUTROS. DESSE MODO AFIRMA-SE QUE, A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS MOLDES DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, POSSIBILITA A INTERLOCUÇÃO DOS DOCENTES COM SEUS PARES E A CONSTRUÇÃO DE UMA INTELIGIBILIDADE COLETIVA E COMPLEXA SOBRE A REALIDADE SOCIAL, SEUS ELEMENTOS INTERVENIENTES E CONSTITUTIVOS. COMPREENDER A REALIDADE, PREPARAR-SE E PREPARAR SEUS ESTUDANTES PARA AGIR NELA DE FORMA QUALITATIVA E A PARTIR DOS SEUS INTERESSES DE CLASSE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA,, COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM,, PRÁTICA PEDAGÓGICA,, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10895_26092019120559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGALI MARIA DE LIMA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MAGALI RIBEIRO" "autor_email" => "magaliribeiro12@yahoo.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RECIFE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60535 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4208 "inscrito_id" => 10895 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGENS: O PERCURSO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO RECIFE – EFER PAULO FREIRE" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DO PERCURSO FORMATIVO CONSTRUÍDO PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO RECIFE - EFER PAULO FREIRE, QUE VEM, A PARTIR DO CONCEITO DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, IMPRIMINDO NOVOS SIGNIFICADOS À SUA AÇÃO FORMATIVA, ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PÚBLICOS, DENTRO DE UM VIÉS COLABORATIVO, COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E NA ALTA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. DESSE MODO, TRATA-SE AQUI, DO SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA CENA EDUCATIVA BRASILEIRA E DE SUA UTILIZAÇÃO NOS ATUAIS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, COMO FORMA DE CRIAR UM AMBIENTE DIALÓGICO, SOLIDÁRIO, DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PROFESSORES MAIS JOVENS E OS MAIS EXPERIENTES, E DE COLOCAR A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS MÃOS DOS PROFESSORES COMO ADVOGAM SHUMAM E SHUMAM (2004). PARA TANTO UTILIZAREMOS COMO ANCORADOURO TEÓRICO DE NOSSAS ANÁLISES OS CONSTRUTOS DE ALARCÃO ( 2001, 2006 E, 2007 ), IBERNÓN (2006), GRAMSCI (2007 ), FREIRE (1987, 1991, 1999, 2002 ), GADOTTI (2006), ENTRE OUTROS. DESSE MODO AFIRMA-SE QUE, A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS MOLDES DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, POSSIBILITA A INTERLOCUÇÃO DOS DOCENTES COM SEUS PARES E A CONSTRUÇÃO DE UMA INTELIGIBILIDADE COLETIVA E COMPLEXA SOBRE A REALIDADE SOCIAL, SEUS ELEMENTOS INTERVENIENTES E CONSTITUTIVOS. COMPREENDER A REALIDADE, PREPARAR-SE E PREPARAR SEUS ESTUDANTES PARA AGIR NELA DE FORMA QUALITATIVA E A PARTIR DOS SEUS INTERESSES DE CLASSE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA,, COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM,, PRÁTICA PEDAGÓGICA,, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10895_26092019120559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGALI MARIA DE LIMA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MAGALI RIBEIRO" "autor_email" => "magaliribeiro12@yahoo.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RECIFE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }