A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO FEDERAL NO INTERIOR DO ESTADO DO PARÁ
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58530 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5020 "inscrito_id" => 11055 "titulo" => "A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO FEDERAL NO INTERIOR DO ESTADO DO PARÁ" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DO OLHAR DE DOIS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO FEDERAL NO INTERIOR DO ESTADO DO PARÁ. A METODOLOGIA SE DEU POR MEIO DE PESQUISA QUALITATIVA E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA REALIZADA COM DOIS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ENFRENTAM MUITOS OBSTÁCULOS EM SUA PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE COMO, POR EXEMPLO, A FALTA DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA, AS BARREIRAS ATITUDINAIS IMPOSTAS POR ALGUNS PROFESSORES QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA ATUAR COM UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA. NO ENTANTO, APONTAM COMO POSITIVO ALGUMAS AÇÕES QUE A UNIVERSIDADE DESENVOLVE, COMO POR EXEMPLO, A TRANSCRIÇÃO EM BRAILLE DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS DISCIPLINAS E O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO OFERECIDO AOS ALUNOS. A REALIDADE APRESENTADA PELOS PARTICIPANTES DA PESQUISA DEIXA CLARO QUE A UNIVERSIDADE, APESAR DE TER AVANÇADO EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DOS ALUNOS PCD, AINDA PRECISA PROMOVER E EFETIVAR AÇÕES QUE MELHOREM A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NA INSTITUIÇÃO E É PRECISO TAMBÉM PENSAR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM COM ESSES ALUNOS PARA QUE ELES POSSAM OFERECER UM ENSINO QUE OS AJUDEM A DESENVOLVER SUA APRENDIZAGEM GARANTINDO ASSIM A SUA PERMANÊNCIA COM QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PCD), ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID11055_30092019103207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE BITENCOURT BRAGA" "autor_nome_curto" => "SIMONE BITENCOURT" "autor_email" => "simonesbitt@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58530 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5020 "inscrito_id" => 11055 "titulo" => "A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO FEDERAL NO INTERIOR DO ESTADO DO PARÁ" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DO OLHAR DE DOIS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO FEDERAL NO INTERIOR DO ESTADO DO PARÁ. A METODOLOGIA SE DEU POR MEIO DE PESQUISA QUALITATIVA E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA REALIZADA COM DOIS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ENFRENTAM MUITOS OBSTÁCULOS EM SUA PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE COMO, POR EXEMPLO, A FALTA DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA, AS BARREIRAS ATITUDINAIS IMPOSTAS POR ALGUNS PROFESSORES QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA ATUAR COM UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA. NO ENTANTO, APONTAM COMO POSITIVO ALGUMAS AÇÕES QUE A UNIVERSIDADE DESENVOLVE, COMO POR EXEMPLO, A TRANSCRIÇÃO EM BRAILLE DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS DISCIPLINAS E O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO OFERECIDO AOS ALUNOS. A REALIDADE APRESENTADA PELOS PARTICIPANTES DA PESQUISA DEIXA CLARO QUE A UNIVERSIDADE, APESAR DE TER AVANÇADO EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DOS ALUNOS PCD, AINDA PRECISA PROMOVER E EFETIVAR AÇÕES QUE MELHOREM A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NA INSTITUIÇÃO E É PRECISO TAMBÉM PENSAR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM COM ESSES ALUNOS PARA QUE ELES POSSAM OFERECER UM ENSINO QUE OS AJUDEM A DESENVOLVER SUA APRENDIZAGEM GARANTINDO ASSIM A SUA PERMANÊNCIA COM QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PCD), ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID11055_30092019103207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE BITENCOURT BRAGA" "autor_nome_curto" => "SIMONE BITENCOURT" "autor_email" => "simonesbitt@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }