SODRÉ, Cátia Lacerda et al.. Eletroforese: faça você mesmo!. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60217>. Acesso em: 23/12/2024 01:22
A ASSOCIAÇÃO DE CONTEÚDOS MINISTRADOS EM SALA DE AULA COM ATIVIDADES PRÁTICAS TEM SIDO, CONSIDERAVELMENTE, EFICAZ NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. NESSE SENTIDO, O LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA E AS EXPERIÊNCIAS POSSIBILITADAS POR ELE SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL, ASSIM COMO DO PENSAMENTO CRÍTICO. DENTRO DESTE CONTEXTO, A REALIZAÇÃO DA TÉCNICA DE ELETROFORESE EM LABORATÓRIO DE AULA PRÁTICA PROPORCIONA AOS ESTUDANTES A OBSERVAÇÃO DA SEPARAÇÃO DE MOLÉCULAS CARREGADAS, COMO DNA E PROTEÍNAS, DE ACORDO COM SUA CARGA LÍQUIDA E SEU PESO MOLECULAR FRENTE A APLICAÇÃO DE UM CAMPO ELÉTRICO AO MEIO QUE AS CONTÉM. ENTRETANTO, ESTA TÉCNICA É CARA PARA OS PADRÕES ROTINEIROS DE UM LABORATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS. NESTE SENTIDO, O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE PROJETO FOI PROPORCIONAR A REALIZAÇÃO DE UM EXPERIMENTO UTILIZANDO A TÉCNICA DE ELETROFORESE COM MATERIAIS ALTERNATIVOS, COMO: RECIPIENTE DE ACRÍLICO, GELATINA INCOLOR, PALITOS DE MADEIRA, BATERIAS RECARREGÁVEIS, FIOS COM PONTA EM JACARÉ, FIOS DESENCAPADOS PARA OS ELETRODOS, SOLUÇÃO DE BICARBONATO DE SÓDIO. TODOS OS MATERIAIS FORAM ENCONTRADOS FACILMENTE EM LOJAS DE UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS, SUPERMERCADOS E FARMÁCIAS. MEDIANTE UM PROTOCOLO, 31 ALUNOS DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA DA UFF, DIVIDIDOS EM GRUPOS DE 5 ALUNOS CADA, MONTARAM E REALIZARAM UM EXPERIMENTO DE ELETROFORESE PARA SEPARAÇÃO DE MOLÉCULAS CARREGADAS NEGATIVAMENTE, PORÉM COM DIFERENTES PESOS MOLECULARES. NO DECORRER DO EXPERIMENTO FOI EVIDENTE O GRANDE POTENCIAL DE DISCUSSÃO INTERDISCIPLINAR PROPORCIONADO, BEM COMO O ENTUSIASMO DOS ESTUDANTES POR REALIZAREM O EXPERIMENTO DE FORMA EFICAZ UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS.