TENTATIVAS DE CONTROLE NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NO BRASIL ATRAVÉS DA BNC-FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62712 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3971 "inscrito_id" => 13213 "titulo" => "TENTATIVAS DE CONTROLE NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NO BRASIL ATRAVÉS DA BNC-FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE INTERPRETAR AS TENTATIVAS DE CONTROLE TANTO NA FORMAÇÃO QUANTO NA ATUAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DA CRIAÇÃO E IMPOSIÇÃO DE UM CURRÍCULO NACIONAL. OS DISCURSOS VOLTADOS PARA A EFICIÊNCIA E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO GANHAM FORÇA CORROBORANDO PARA A NECESSIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UM CURRÍCULO CAPAZ DE FORMAR PROFESSORES “MAIS BEM PREPARADOS” PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA E ALAVANCAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS. ADEMAIS, A IMPLEMENTAÇÃO DE UM DOCUMENTO DE CARÁTER UNIVERSAL, NESTA OBRA, SERÁ APRESENTADA, COMO TENTATIVA DE ENGESSAMENTO E MECANIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. ESTE ESTUDO É RESULTADO DAS DISCUSSÕES REALIZADAS JUNTO AO GRUPO DE PESQUISA CURRÍCULO: SUJEITOS, CONHECIMENTO E CULTURA, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - PROPED / UERJ E ESTÁ ANCORADA EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS ESTUDOS DE FARIAS (2019), DIAS; FARIAS E SOUZA (2017) E LOPES (2015). COMO PRINCIPAIS APONTAMENTOS, INTERPRETAMOS A TENTATIVA DE CRIAÇÃO DE UMA BASE COMO UM DOCUMENTO DE CARÁTER PRESCRITIVO, REGULADOR, QUE TENTA, AINDA QUE PROVISORIAMENTE, FIXAR SENTIDOS E ORIENTAR A PRÁTICA DO PROFESSORADO EM BUSCA DE UMA SUPOSTA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, MENSURADA ATRAVÉS DE AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA. AINDA, CONSIDERAMOS, COM BASE NA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURAL, COMO IMPOSSÍVEL A REALIZAÇÃO PLENA DE UMA FORMAÇÃO COMUM DE QUALIDADE, POIS SEMPRE HAVERÁ OUTRAS LEITURAS E INTERPRETAÇÕES DAS POLÍTICAS CURRICULARES E DIFERENTES ENTENDIMENTOS EM TORNO DA DEFINIÇÃO DO QUE VEM A SER UM CURRÍCULO EFICIENTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE,, ATUAÇÃO DOCENTE,, BNC-FORMAÇÃO DE PROFESSORES,, TENTATIVAS DE REGULAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID13213_25092019203012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA ROCHA SOUZA " "autor_nome_curto" => "BÁRBARA " "autor_email" => "barbara_werpel@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO -UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62712 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3971 "inscrito_id" => 13213 "titulo" => "TENTATIVAS DE CONTROLE NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NO BRASIL ATRAVÉS DA BNC-FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE INTERPRETAR AS TENTATIVAS DE CONTROLE TANTO NA FORMAÇÃO QUANTO NA ATUAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DA CRIAÇÃO E IMPOSIÇÃO DE UM CURRÍCULO NACIONAL. OS DISCURSOS VOLTADOS PARA A EFICIÊNCIA E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO GANHAM FORÇA CORROBORANDO PARA A NECESSIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UM CURRÍCULO CAPAZ DE FORMAR PROFESSORES “MAIS BEM PREPARADOS” PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA E ALAVANCAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS. ADEMAIS, A IMPLEMENTAÇÃO DE UM DOCUMENTO DE CARÁTER UNIVERSAL, NESTA OBRA, SERÁ APRESENTADA, COMO TENTATIVA DE ENGESSAMENTO E MECANIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. ESTE ESTUDO É RESULTADO DAS DISCUSSÕES REALIZADAS JUNTO AO GRUPO DE PESQUISA CURRÍCULO: SUJEITOS, CONHECIMENTO E CULTURA, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - PROPED / UERJ E ESTÁ ANCORADA EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS ESTUDOS DE FARIAS (2019), DIAS; FARIAS E SOUZA (2017) E LOPES (2015). COMO PRINCIPAIS APONTAMENTOS, INTERPRETAMOS A TENTATIVA DE CRIAÇÃO DE UMA BASE COMO UM DOCUMENTO DE CARÁTER PRESCRITIVO, REGULADOR, QUE TENTA, AINDA QUE PROVISORIAMENTE, FIXAR SENTIDOS E ORIENTAR A PRÁTICA DO PROFESSORADO EM BUSCA DE UMA SUPOSTA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, MENSURADA ATRAVÉS DE AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA. AINDA, CONSIDERAMOS, COM BASE NA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURAL, COMO IMPOSSÍVEL A REALIZAÇÃO PLENA DE UMA FORMAÇÃO COMUM DE QUALIDADE, POIS SEMPRE HAVERÁ OUTRAS LEITURAS E INTERPRETAÇÕES DAS POLÍTICAS CURRICULARES E DIFERENTES ENTENDIMENTOS EM TORNO DA DEFINIÇÃO DO QUE VEM A SER UM CURRÍCULO EFICIENTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE,, ATUAÇÃO DOCENTE,, BNC-FORMAÇÃO DE PROFESSORES,, TENTATIVAS DE REGULAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID13213_25092019203012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA ROCHA SOUZA " "autor_nome_curto" => "BÁRBARA " "autor_email" => "barbara_werpel@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO -UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }