ESTA ANÁLISE ESTÁ ARTICULADA NO ÂMBITO DAS PESQUISAS DE ENSINO E SUAS INSTERSECÇOES, POIS A PROPOSTA
VISLUMBRA O CRUZAMENTO ENTRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR E FAMILIAR. ESTE CRUZAMENTO APREENDE O QUE ESTÁ
PROPOSTO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA/1990) E DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA
EDUCAÇÃO (LDB NÚMERO 9394/96), EM QUE A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É DEVER DA ESTADO, DA
ESCOLA E DA FAMÍLIA. A PESQUISA CONSISTE EM UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
FILANTRÓPICA LOCALIZADA NA CIDADE DE TERESINA-PI E TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER A ARTICULAÇÃO ENTRE
A ESCOLA E A FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO SOCIEDUCATIVA DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO EGRESSOS DA
INSTTUIÇÃO ESCOLAR. A ANÁLISE DISCUSSIVA FOI EMBASADA EM TEÓRICOS COMO ARROYO (2000); TORO (2002);
RODRIGUES (2007) ENTRE OUTROS. A PESQUISA COLETOU DADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM
A GESTORA ESCOLAR, PROFESSORES E MÃES DE EX-ALUNOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. POR MEIO DESTA PESQUISA FOI
POSSÍVEL COMPREENDER COMO A EDUCAÇÃO FORMAL ESTÁ INTRINSECAMENTE ARTICULADA COM A EDUCAÇÃO
FAMILIAR E QUE TAL PARCERIA COOPERA PARA A FORMAÇÃO SOCIEDUCATIVA DE JOVENS DESTA COMUNIDADE MARCADA
PELA VIOLÊNCIA E DESIGUALDADES SOCIAIS, ORIENTANDO-LHES A NOVAS OPORTUNIDADES E TRANSFORMANDO SUAS
CONDIÇÕES DE VIDA.