Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ARGUMENTAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DA MATEMÁTICA, AVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores

Resumo

A ARGUMENTAÇÃO TRATA-SE DE UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO DE PERSPECTIVAS QUE CONTA COM PRESENÇA DA TRÍADE ARGUMENTATIVA (ARGUMENTO, CONTRA-ARGUMENTO E RESPOSTA) E A DEBATIBILIDADE DO TEMA, OU SEJA, A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES POSIÇÕES ACERCA DESTE. A PARTIR DISSO, FOI APLICADA UMA DINÂMICA INTERPRETATIVA A UMA TURMA, PROCURANDO INTEGRAR OS CONTEÚDOS QUE JÁ VINHAM SENDO TRABALHADOS NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA I, (CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD E O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA) TAMBÉM INCORPORANDO A POLÊMICA DE QUESTÕES QUE SÃO SIGNIFICATIVAS AO PÚBLICO-ALVO PROFESSOR/ALUNO: ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MÉTODO DE AVALIAÇÃO E COMPREENSÃO DA VISÃO DO ALUNO. A DINÂMICA CONSISTIU EM DISTRIBUIR PARA REVISÃO DE UMA PROVA CORRIGIDA POR UM AVALIADOR FICTÍCIO E RESPONDIDA POR UM ALUNO FICTÍCIO. O PROCESSO ARGUMENTATIVO E REVISÃO DAS PERSPECTIVAS FORAM DISCUTIDOS PELO GRUPO CONTEMPLANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O RESULTADO DA APRENDIZAGEM NA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA. POR FIM, VISTO QUE A DISCUSSÃO COMO MEIO EDUCATIVO TEM COMO UM DE SEUS PRESSUPOSTOS BASILARES A FORMAÇÃO DA APTIDÃO PARA A AUTONOMIA E O PENSAMENTO CRÍTICO, PARA QUE TAIS APTIDÕES SEJAM ALCANÇADAS, SÃO REQUISITADOS ESTRATÉGIAS E MEIOS. A ARGUMENTAÇÃO, POR SUA VEZ, É UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL NESTE PROCESSO DE FORMAÇÃO. CABE AO EDUCADOR E À ESCOLA SEREM O ESPAÇO OPORTUNIZADOR DAS FALAS E DISCUSSÕES MEDIANDO MUNDO, PRÁTICAS E OLHAR CRÍTICO.

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