NESTE ARTIGO É MOSTRADO PARTE DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR EM QUE MEDIDA O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS CONTRIBUI PARA A COMPREENSÃO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS E PROCEDIMENTOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA, QUE INVESTIGA A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE, E QUE FOI REALIZADA NUM CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, LOCALIZADA EM BELÉM DO PARÁ, COM A PARTICIPAÇÃO DE 60 DISCENTES. OS DADOS INICIAIS FORAM COLETADOS EM TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS DISPONIBILIZADOS NO SITE DA CAPES, DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DE PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. OS DADOS EMPÍRICOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS, TESTES E ESCRITAS DE ALUNOS SOBRE A REALIZAÇÃO DE TAREFAS ACERCA DE CONTEÚDOS DE ESPAÇO E FORMA EM QUE FORAM UTILIZADOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS. A ANÁLISE DESSES DADOS COLETADOS APONTA PARA INDÍCIOS DE COMPREENSÕES CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS POR PARTE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO E APONTA, TAMBÉM, PARA A SUPERAÇÃO DA VISÃO DE MATEMÁTICA COMO UM CONHECIMENTO PRONTO E ACABADO QUE SE RESUME A REGRAS, FÓRMULAS E CÁLCULOS.