Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENTENDIMENTO DE ALUNOS DE PEDAGOGIA: ESTUDOS DE ESPAÇO E FORMA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, ESPAÇO E FORMA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61743
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4132
    "inscrito_id" => 10230
    "titulo" => "O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENTENDIMENTO DE ALUNOS DE PEDAGOGIA: ESTUDOS DE ESPAÇO E FORMA"
    "resumo" => "NESTE ARTIGO É MOSTRADO PARTE DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR EM QUE MEDIDA O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS CONTRIBUI PARA A COMPREENSÃO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS E PROCEDIMENTOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA, QUE INVESTIGA A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE, E QUE FOI REALIZADA NUM CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, LOCALIZADA EM BELÉM DO PARÁ, COM A PARTICIPAÇÃO DE 60 DISCENTES. OS DADOS INICIAIS FORAM COLETADOS EM TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS DISPONIBILIZADOS NO SITE DA CAPES, DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DE PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. OS DADOS EMPÍRICOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS, TESTES E ESCRITAS DE ALUNOS SOBRE A REALIZAÇÃO DE TAREFAS ACERCA DE CONTEÚDOS DE ESPAÇO E FORMA EM QUE FORAM UTILIZADOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS. A ANÁLISE DESSES DADOS COLETADOS APONTA PARA INDÍCIOS DE COMPREENSÕES CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS POR PARTE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO E APONTA, TAMBÉM, PARA A SUPERAÇÃO DA VISÃO DE MATEMÁTICA COMO UM CONHECIMENTO PRONTO E ACABADO QUE SE RESUME A REGRAS, FÓRMULAS E CÁLCULOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, ESPAÇO E FORMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID10230_26092019084442.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MARIA SOARES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ RODRIGUES"
    "autor_email" => "jmsr@ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61743
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4132
    "inscrito_id" => 10230
    "titulo" => "O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENTENDIMENTO DE ALUNOS DE PEDAGOGIA: ESTUDOS DE ESPAÇO E FORMA"
    "resumo" => "NESTE ARTIGO É MOSTRADO PARTE DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR EM QUE MEDIDA O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS CONTRIBUI PARA A COMPREENSÃO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS E PROCEDIMENTOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA, QUE INVESTIGA A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE, E QUE FOI REALIZADA NUM CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, LOCALIZADA EM BELÉM DO PARÁ, COM A PARTICIPAÇÃO DE 60 DISCENTES. OS DADOS INICIAIS FORAM COLETADOS EM TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS DISPONIBILIZADOS NO SITE DA CAPES, DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DE PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. OS DADOS EMPÍRICOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS, TESTES E ESCRITAS DE ALUNOS SOBRE A REALIZAÇÃO DE TAREFAS ACERCA DE CONTEÚDOS DE ESPAÇO E FORMA EM QUE FORAM UTILIZADOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS. A ANÁLISE DESSES DADOS COLETADOS APONTA PARA INDÍCIOS DE COMPREENSÕES CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS POR PARTE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO E APONTA, TAMBÉM, PARA A SUPERAÇÃO DA VISÃO DE MATEMÁTICA COMO UM CONHECIMENTO PRONTO E ACABADO QUE SE RESUME A REGRAS, FÓRMULAS E CÁLCULOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, ESPAÇO E FORMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID10230_26092019084442.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MARIA SOARES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ RODRIGUES"
    "autor_email" => "jmsr@ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NESTE ARTIGO É MOSTRADO PARTE DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR EM QUE MEDIDA O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS CONTRIBUI PARA A COMPREENSÃO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS E PROCEDIMENTOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA, QUE INVESTIGA A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE, E QUE FOI REALIZADA NUM CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, LOCALIZADA EM BELÉM DO PARÁ, COM A PARTICIPAÇÃO DE 60 DISCENTES. OS DADOS INICIAIS FORAM COLETADOS EM TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS DISPONIBILIZADOS NO SITE DA CAPES, DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DE PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. OS DADOS EMPÍRICOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS, TESTES E ESCRITAS DE ALUNOS SOBRE A REALIZAÇÃO DE TAREFAS ACERCA DE CONTEÚDOS DE ESPAÇO E FORMA EM QUE FORAM UTILIZADOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS. A ANÁLISE DESSES DADOS COLETADOS APONTA PARA INDÍCIOS DE COMPREENSÕES CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS POR PARTE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO E APONTA, TAMBÉM, PARA A SUPERAÇÃO DA VISÃO DE MATEMÁTICA COMO UM CONHECIMENTO PRONTO E ACABADO QUE SE RESUME A REGRAS, FÓRMULAS E CÁLCULOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.