Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: VIVENCIAS DE UMA ALUNA NAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, COTIDIANO, FÍSICO - QUÍMICA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62512
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3054
    "inscrito_id" => 9723
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: VIVENCIAS DE UMA ALUNA NAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS – VESTIBULAR, ENEM, ENADE E OUTROS. NA MAIORIA DAS ESCOLAS TEM-SE DADO MAIOR ÊNFASE À TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E À MEMORIZAÇÃO DE FATOS, SÍMBOLOS, NOMES, FÓRMULAS, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS. NO ENSINO DE QUÍMICA ESPECIFICAMENTE, A EXPERIMENTAÇÃO DEVE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA GRADUANDA DE QUÍMICA, DURANTE SUA REGÊNCIA COMO RESIDENTE NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA TEVE CARÁTER QUALITATIVO COM CATEGORIA EXPLORATÓRIA. A AVALIAÇÃO TRABALHADA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES FOI A SOMATIVA E CONJUNTO DE ATIVIDADE QUE OS ALUNOS REALIZAÇÃO DURANTE AS AULAS FORAM, TRABALHO EM GRUPO E INDIVIDUAL, RESOLUÇÃO DE LISTA DE EXERCÍCIOS, TESTE DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM QUESTÕES NA PERSPECTIVA DO ENEM E RELATÓRIOS DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. PARA ESTE ARTIGO FOI ANALISADO APENAS UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UM QUESTIONÁRIO QUE TEVE COMO OBJETIVO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS FRENTE ÀS AULAS COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E A METODOLOGIA PROPOSTA PELA RESIDENTE DURANTE O ENSINO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICA. A PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS FOI PERCEPTÍVEL ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS E REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS. APESAR DOS CONTEÚDOS DE FÍSICO-QUÍMICA SEREM CONSIDERADOS COMPLEXOS, OS ALUNOS OBTIVERAM MELHORIAS NAS NOTAS E MEDIAS, ASSIM COM MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, COTIDIANO, FÍSICO - QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID9723_10092019001044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELLA GOMES DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "IZABELLA"
    "autor_email" => "medeirosiza20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62512
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3054
    "inscrito_id" => 9723
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: VIVENCIAS DE UMA ALUNA NAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS – VESTIBULAR, ENEM, ENADE E OUTROS. NA MAIORIA DAS ESCOLAS TEM-SE DADO MAIOR ÊNFASE À TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E À MEMORIZAÇÃO DE FATOS, SÍMBOLOS, NOMES, FÓRMULAS, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS. NO ENSINO DE QUÍMICA ESPECIFICAMENTE, A EXPERIMENTAÇÃO DEVE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA GRADUANDA DE QUÍMICA, DURANTE SUA REGÊNCIA COMO RESIDENTE NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA TEVE CARÁTER QUALITATIVO COM CATEGORIA EXPLORATÓRIA. A AVALIAÇÃO TRABALHADA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES FOI A SOMATIVA E CONJUNTO DE ATIVIDADE QUE OS ALUNOS REALIZAÇÃO DURANTE AS AULAS FORAM, TRABALHO EM GRUPO E INDIVIDUAL, RESOLUÇÃO DE LISTA DE EXERCÍCIOS, TESTE DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM QUESTÕES NA PERSPECTIVA DO ENEM E RELATÓRIOS DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. PARA ESTE ARTIGO FOI ANALISADO APENAS UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UM QUESTIONÁRIO QUE TEVE COMO OBJETIVO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS FRENTE ÀS AULAS COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E A METODOLOGIA PROPOSTA PELA RESIDENTE DURANTE O ENSINO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICA. A PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS FOI PERCEPTÍVEL ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS E REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS. APESAR DOS CONTEÚDOS DE FÍSICO-QUÍMICA SEREM CONSIDERADOS COMPLEXOS, OS ALUNOS OBTIVERAM MELHORIAS NAS NOTAS E MEDIAS, ASSIM COM MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, COTIDIANO, FÍSICO - QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID9723_10092019001044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELLA GOMES DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "IZABELLA"
    "autor_email" => "medeirosiza20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS – VESTIBULAR, ENEM, ENADE E OUTROS. NA MAIORIA DAS ESCOLAS TEM-SE DADO MAIOR ÊNFASE À TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E À MEMORIZAÇÃO DE FATOS, SÍMBOLOS, NOMES, FÓRMULAS, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS. NO ENSINO DE QUÍMICA ESPECIFICAMENTE, A EXPERIMENTAÇÃO DEVE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA GRADUANDA DE QUÍMICA, DURANTE SUA REGÊNCIA COMO RESIDENTE NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA TEVE CARÁTER QUALITATIVO COM CATEGORIA EXPLORATÓRIA. A AVALIAÇÃO TRABALHADA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES FOI A SOMATIVA E CONJUNTO DE ATIVIDADE QUE OS ALUNOS REALIZAÇÃO DURANTE AS AULAS FORAM, TRABALHO EM GRUPO E INDIVIDUAL, RESOLUÇÃO DE LISTA DE EXERCÍCIOS, TESTE DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM QUESTÕES NA PERSPECTIVA DO ENEM E RELATÓRIOS DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. PARA ESTE ARTIGO FOI ANALISADO APENAS UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UM QUESTIONÁRIO QUE TEVE COMO OBJETIVO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS FRENTE ÀS AULAS COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E A METODOLOGIA PROPOSTA PELA RESIDENTE DURANTE O ENSINO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICA. A PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS FOI PERCEPTÍVEL ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS E REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS. APESAR DOS CONTEÚDOS DE FÍSICO-QUÍMICA SEREM CONSIDERADOS COMPLEXOS, OS ALUNOS OBTIVERAM MELHORIAS NAS NOTAS E MEDIAS, ASSIM COM MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.