EDUCAÇÃO EMOCIONAL: HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ENQUANTO AUXILÍO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ACORDO COM A BNCC
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60105 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4640 "inscrito_id" => 14079 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL: HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ENQUANTO AUXILÍO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ACORDO COM A BNCC" "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A EDUCAÇÃO EMOCIONAL, MAIS ESPECIFICAMENTE A RESPEITO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ENQUANTO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. COM A CRESCENTE POPULARIZAÇÃO DO TEMA, FAZ-SE COERENTE A PROBLEMÁTICA A CERCA DE TAL ASSUNTO E A NÃO ABORDAGEM DESTE NAS SALAS DE AULA, PRINCIPALMENTE NAS ESFERAS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA; SENDO ASSIM, TORNA-SE NECESSÁRIO FUNDAMENTAR SUA IMPORTÂNCIA. ATRAVÉS DO EMBASAMENTO TEÓRICO, PERCEBE-SE A DEVIDA RELEVÂNCIA DO TEMA PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA; EM FOCO, A PEDAGOGIA ATUAL NELA PRESENTE. APESAR DE SER UMA COMPETÊNCIA OBRIGATÓRIA INSERIDA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), AINDA SE MANTÉM COGNOSCÍVEL A DIFICULDADE DE SUA APLICAÇÃO, ATRAVÉS DE CONSIDERAÇÕES ACERCA DO COTIDIANO ESCOLAR E A IMPLEMENTAÇÃO DE TAL MEDIDA. BASEANDO-SE EM JEAN PIAGET E HOWARD GARDNER, DISCORRE-SE SOBRE SUBTERFÚGIOS PARA QUE A COMPETÊNCIA SEJA POSTA EM PRÁTICA DE MANEIRA EFETIVA E, POR CONSEGUINTE, ABRANJA O INDIVÍDUO E O MEIO EM QUE ESTÁ INSERIDO DE MODO QUE HAJA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, ASSIM, AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE FORMA SINCRÔNICA AO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL. ENTÃO, ENTENDE-SE QUE A \r\n 5 / 5\r\n EDUCAÇÃO EMOCIONAL SÓ SE TORNA BENEFICAMENTE EFETIVA À SOCIEDADE QUANDO ALCANÇA TODOS OS INDIVÍDUOS, ATENDENDO SUAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS. QUANDO O EDUCADOR ENTENDE QUE SEU PAPEL VAI ALÉM DO ENSINO EM SALA DE AULA, E ESTABELECE UMA COMUNICAÇÃO COM OS PAIS E OS ALUNOS, A ESCOLA ACABA POR SE TORNAR UM AMBIENTE ONDE OS SENTIMENTOS SÃO EXPRESSADOS E ENTENDIDOS DE FORMA PROVEITOSA. SÓ DESSA FORMA É POSSÍVEL CRIAR UM AMBIENTE PROMISSOR QUANTO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, BNCC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA18_ID14079_26092019205830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA NAZARÉ GONÇALVES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ANDREZA RIBEIRO" "autor_email" => "andreza_nazare@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS - FAFIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60105 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4640 "inscrito_id" => 14079 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL: HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ENQUANTO AUXILÍO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ACORDO COM A BNCC" "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A EDUCAÇÃO EMOCIONAL, MAIS ESPECIFICAMENTE A RESPEITO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ENQUANTO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. COM A CRESCENTE POPULARIZAÇÃO DO TEMA, FAZ-SE COERENTE A PROBLEMÁTICA A CERCA DE TAL ASSUNTO E A NÃO ABORDAGEM DESTE NAS SALAS DE AULA, PRINCIPALMENTE NAS ESFERAS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA; SENDO ASSIM, TORNA-SE NECESSÁRIO FUNDAMENTAR SUA IMPORTÂNCIA. ATRAVÉS DO EMBASAMENTO TEÓRICO, PERCEBE-SE A DEVIDA RELEVÂNCIA DO TEMA PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA; EM FOCO, A PEDAGOGIA ATUAL NELA PRESENTE. APESAR DE SER UMA COMPETÊNCIA OBRIGATÓRIA INSERIDA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), AINDA SE MANTÉM COGNOSCÍVEL A DIFICULDADE DE SUA APLICAÇÃO, ATRAVÉS DE CONSIDERAÇÕES ACERCA DO COTIDIANO ESCOLAR E A IMPLEMENTAÇÃO DE TAL MEDIDA. BASEANDO-SE EM JEAN PIAGET E HOWARD GARDNER, DISCORRE-SE SOBRE SUBTERFÚGIOS PARA QUE A COMPETÊNCIA SEJA POSTA EM PRÁTICA DE MANEIRA EFETIVA E, POR CONSEGUINTE, ABRANJA O INDIVÍDUO E O MEIO EM QUE ESTÁ INSERIDO DE MODO QUE HAJA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, ASSIM, AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE FORMA SINCRÔNICA AO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL. ENTÃO, ENTENDE-SE QUE A \r\n 5 / 5\r\n EDUCAÇÃO EMOCIONAL SÓ SE TORNA BENEFICAMENTE EFETIVA À SOCIEDADE QUANDO ALCANÇA TODOS OS INDIVÍDUOS, ATENDENDO SUAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS. QUANDO O EDUCADOR ENTENDE QUE SEU PAPEL VAI ALÉM DO ENSINO EM SALA DE AULA, E ESTABELECE UMA COMUNICAÇÃO COM OS PAIS E OS ALUNOS, A ESCOLA ACABA POR SE TORNAR UM AMBIENTE ONDE OS SENTIMENTOS SÃO EXPRESSADOS E ENTENDIDOS DE FORMA PROVEITOSA. SÓ DESSA FORMA É POSSÍVEL CRIAR UM AMBIENTE PROMISSOR QUANTO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, BNCC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA18_ID14079_26092019205830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA NAZARÉ GONÇALVES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ANDREZA RIBEIRO" "autor_email" => "andreza_nazare@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS - FAFIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }