O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA OFERTA DA EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS PRISIONAIS, BEM COMO DE ANALISAR A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA OFERTA DA EDUCAÇÃO AO SUJEITO PRESO NO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO ESTADO DO AMAPÁ - IAPEN, QUE OFERTA ATRAVÉS DA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, A MODALIDADE DA EJA A HOMENS E MULHERES PRESOS. PARA TANTO, NOS APROPRIAMOS DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E MEDIANTE A ANÁLISE DE ARTIGOS E DISSERTAÇÕES QUE ABORDAM O TEMA ANALISAMOS A OFERTA DA EDUCAÇÃO AOS SUJEITOS PRESOS NA ESCOLA SÃO JOSÉ. OS DADOS PRODUZIDOS APONTAM QUE É DEVER DO ESTADO VIABILIZAR SUA OFERTA A TODA E QUALQUER PESSOA, E CONSIDERAR DE MANEIRA EFETIVA SUA PLENITUDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL. QUE A ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, QUE FUNCIONA NO INTERIOR DO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE MACAPÁ APESAR DE SEGUIR UM CURRÍCULO PENSADO PARA UMA REALIDADE EXTREMAMENTE CONTRÁRIA À SUA CULTURA, BUSCA ADAPTAR AS NECESSIDADES QUE EMERGEM DIARIAMENTE NO CONVÍVIO ENTRE OS SUJEITOS QUE FORMAM AQUELA COMUNIDADE EDUCACIONAL, ATRAVÉS DE AÇÕES PEDAGÓGICAS, PAUTADAS NA LEITURA DE UMA CULTURAL ESCOLAR PRISIONAL, E DAS INTERFACES QUE SE DESDOBRAM NO ÂMBITO DO COTIDIANO DA PRISÃO E ESCOLA DA PRISÃO, CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE REINSERÇÃO SOCIAL. QUE SEUS PROFISSIONAIS BUSCARAM COMPREENDER A IMPORTÂNCIA LEGAL DA INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE ESCOLAR NO INTERIOR DA PRISÃO POR MEIO DE CAPACITAÇÃO EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM “EDUCAÇÃO PRISIONAL”, E ISSO ESTÁ FAZENDO GRANDE DIFERENÇA EM SUAS ATUAÇÕES.