Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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O GRAU DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA E AS SUAS IMPLICAÇÕES

Palavra-chaves: TBSL, FÍSICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A ESCOLA TEM UM IMPORTANTE PAPEL SOCIAL PARA FORMAÇÃO CIDADÃ, QUE É A DE PREPARAR O ALUNO PARA ATUAR EM SOCIEDADE. ESSA ATUAÇÃO EM SOCIEDADE CARREGA EM SEU CERNE A NECESSIDADE DE SABERES E NOÇÕES DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, NESTE PONTO ENTRA OS OBJETIVOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. AS HABILIDADES A SER DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS PODEM SER RESUMIDAS EM TRÊS GRANDES EIXOS: (I) COMPREENSÃO BÁSICA DE TERMOS, CONHECIMENTOS E CONCEITOS CIENTÍFICOS FUNDAMENTAIS, (II) COMPREENSÃO DA NATUREZA DAS CIÊNCIAS E DOS FATORES ÉTICOS E POLÍTICOS QUE CIRCUNDAM SUA PRÁTICA E (III) ENTENDIMENTO DAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE. POR NÃO SER UMA AÇÃO COM UM FIM, A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PODE SER CONSIDERADA COMO UM PROCESSO CONTÍNUO. NESSE INTENTO, É NOTADO QUE OS LIVROS DO ENSINO SUPERIOR NÃO PROMOVEM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, O QUE SUSTENTA A IDEIA DE QUE ESSE PROCESSO É ENCERRADO NO ENSINO BÁSICO E QUE OS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR JÁ SÃO CIENTIFICAMENTE ALFABETIZADOS. PORTANTO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO MEDIR O GRAU DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NÃO SÃO CIENTIFICAMENTE ALFABETIZADOS O QUE SUGERE UMA IMPLICAÇÃO EM SEU FUTURO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA.

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