Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, ATIVIDADES LÚDICAS, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58463
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5563
    "inscrito_id" => 14985
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID"
    "resumo" => "A MATEMÁTICA INFELIZMENTE AINDA É VISTA, POR UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE DISCENTES, COMO UMA ÁREA DE CONHECIMENTO COMPLEXA E DE DIFÍCIL ASSIMILAÇÃO. ESSA CONCEPÇÃO, MUITAS VEZES, É CONSTRUÍDA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS QUE OS SUJEITOS TÊM NA ESCOLA. NESTE SENTIDO, CABE ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E AOS PROFESSORES DESENVOLVEREM METODOLOGIAS QUE DESMISTIFIQUEM ESSA VISÃO ACERCA DA MATEMÁTICA. ISSO PODE SER ALCANÇADO POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS, COMO JOGOS E BRINCADEIRAS, QUE TÊM POTENCIAL DE TORNAR PRAZEROSO O ATO DE APRENDER, FAVORECENDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO DISCUTE SOBRE ALGUNS RESULTADOS ALCANÇADOS COM UM PROJETO DIDÁTICO EM DESENVOLVIMENTO QUE TEM COMO PROPÓSITO ARTICULAR ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. O PROJETO INTITULADO A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID” ESTÁ SENDO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM - BAHIA, EM ARTICULAÇÃO COM O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB/CAMPUS VII. A PARTIR DAS ATIVIDADES, É POSSÍVEL PERCEBER QUE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA SÃO RECORRENTES NA ESCOLA, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE A OPERAÇÕES QUE EXIGEM RACIOCÍNIO COMPLEXO COMO A MULTIPLICAÇÃO E A DIVISÃO. CONTUDO, QUANDO ESTES CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS, OS ESTUDANTES APRESENTAM NÍVEIS SATISFATÓRIOS DE APRENDIZAGEM. O USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS, EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS, NÃO DEVEM SER TOMADOS COMO MEROS ELEMENTOS DE ENTRETENIMENTO, MAS COMO FERRAMENTAS CAPAZES DE TORNAR DINÂMICO E PRAZEROSO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, ATIVIDADES LÚDICAS, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID14985_03102019180509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDIANE DUARTE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LINDIANE DUARTE"
    "autor_email" => "lindianeduarte1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58463
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5563
    "inscrito_id" => 14985
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID"
    "resumo" => "A MATEMÁTICA INFELIZMENTE AINDA É VISTA, POR UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE DISCENTES, COMO UMA ÁREA DE CONHECIMENTO COMPLEXA E DE DIFÍCIL ASSIMILAÇÃO. ESSA CONCEPÇÃO, MUITAS VEZES, É CONSTRUÍDA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS QUE OS SUJEITOS TÊM NA ESCOLA. NESTE SENTIDO, CABE ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E AOS PROFESSORES DESENVOLVEREM METODOLOGIAS QUE DESMISTIFIQUEM ESSA VISÃO ACERCA DA MATEMÁTICA. ISSO PODE SER ALCANÇADO POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS, COMO JOGOS E BRINCADEIRAS, QUE TÊM POTENCIAL DE TORNAR PRAZEROSO O ATO DE APRENDER, FAVORECENDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO DISCUTE SOBRE ALGUNS RESULTADOS ALCANÇADOS COM UM PROJETO DIDÁTICO EM DESENVOLVIMENTO QUE TEM COMO PROPÓSITO ARTICULAR ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. O PROJETO INTITULADO A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID” ESTÁ SENDO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM - BAHIA, EM ARTICULAÇÃO COM O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB/CAMPUS VII. A PARTIR DAS ATIVIDADES, É POSSÍVEL PERCEBER QUE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA SÃO RECORRENTES NA ESCOLA, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE A OPERAÇÕES QUE EXIGEM RACIOCÍNIO COMPLEXO COMO A MULTIPLICAÇÃO E A DIVISÃO. CONTUDO, QUANDO ESTES CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS, OS ESTUDANTES APRESENTAM NÍVEIS SATISFATÓRIOS DE APRENDIZAGEM. O USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS, EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS, NÃO DEVEM SER TOMADOS COMO MEROS ELEMENTOS DE ENTRETENIMENTO, MAS COMO FERRAMENTAS CAPAZES DE TORNAR DINÂMICO E PRAZEROSO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, ATIVIDADES LÚDICAS, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID14985_03102019180509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDIANE DUARTE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LINDIANE DUARTE"
    "autor_email" => "lindianeduarte1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A MATEMÁTICA INFELIZMENTE AINDA É VISTA, POR UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE DISCENTES, COMO UMA ÁREA DE CONHECIMENTO COMPLEXA E DE DIFÍCIL ASSIMILAÇÃO. ESSA CONCEPÇÃO, MUITAS VEZES, É CONSTRUÍDA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS QUE OS SUJEITOS TÊM NA ESCOLA. NESTE SENTIDO, CABE ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E AOS PROFESSORES DESENVOLVEREM METODOLOGIAS QUE DESMISTIFIQUEM ESSA VISÃO ACERCA DA MATEMÁTICA. ISSO PODE SER ALCANÇADO POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS, COMO JOGOS E BRINCADEIRAS, QUE TÊM POTENCIAL DE TORNAR PRAZEROSO O ATO DE APRENDER, FAVORECENDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO DISCUTE SOBRE ALGUNS RESULTADOS ALCANÇADOS COM UM PROJETO DIDÁTICO EM DESENVOLVIMENTO QUE TEM COMO PROPÓSITO ARTICULAR ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. O PROJETO INTITULADO A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID” ESTÁ SENDO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM - BAHIA, EM ARTICULAÇÃO COM O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB/CAMPUS VII. A PARTIR DAS ATIVIDADES, É POSSÍVEL PERCEBER QUE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA SÃO RECORRENTES NA ESCOLA, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE A OPERAÇÕES QUE EXIGEM RACIOCÍNIO COMPLEXO COMO A MULTIPLICAÇÃO E A DIVISÃO. CONTUDO, QUANDO ESTES CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS, OS ESTUDANTES APRESENTAM NÍVEIS SATISFATÓRIOS DE APRENDIZAGEM. O USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS, EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS, NÃO DEVEM SER TOMADOS COMO MEROS ELEMENTOS DE ENTRETENIMENTO, MAS COMO FERRAMENTAS CAPAZES DE TORNAR DINÂMICO E PRAZEROSO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.