TRATA-SE DE UMA REVISÃO DE LITERATURA, REALIZADA EM LIVROS E EM MEIOS ELETRÔNICOS PRINCIPALMENTE NO GOOGLE ACADÊMICO O NO SCIELO, BUSCANDO TERMOS COMO LIDERANÇA, GESTÃO ESCOLAR E VALORES EDUCACIONAIS. TRAZ OS CONCEITOS DE LIDERANÇA DO MEIO CORPORATIVO E EDUCACIONAL, E RECONHECE O GESTOR COMO SENDO UM LÍDER ESCOLAR, RESPONSÁVEL POR INFLUENCIAR E SERVIR DE EXEMPLO PARA A TRANSFORMAÇÃO DE SUA EQUIPE E DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, DESENVOLVENDO VALORES ÉTICOS, DEMOCRÁTICOS, INCLUSIVOS E DE RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS. CONSIDERA-SE FINALMENTE QUE SE O DESEJO É O DESENVOLVIMENTO DE GERAÇÕES FUTURAS MAIS TOLERANTES E CIDADÃS, A EDUCAÇÃO TEM FUNÇÃO PRIMORDIAL NESTA TAREFA, E O GESTOR, COMO LÍDER ESCOLAR TEM A RESPONSABILIDADE DE MOTIVAR E TRANSFORMAR A SUA EQUIPE PARA TRABALHAR EM DIREÇÃO A ESTE OBJETIVO.