O PRESENTE ARTIGO VISA ESTUDAR ALGUMAS EQUAÇÕES USUAIS NOS CÁLCULOS DO PROCESSO DE TORNEAMENTO MECÂNICO, UTILIZANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESSE MODO, ESTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DESENVOLVER UM APLICATIVO PARA DETERMINAR AS DIVERSAS VARIÁVEIS NECESSÁRIAS PARA O DIMENSIONAMENTO DAS PEÇAS A SEREM TORNEADAS DENTRO DA USINAGEM. AS EXPRESSÕES UTILIZADAS NO APLICATIVO APRESENTAM A VELOCIDADE DE CORTE, AVANÇO POR ROTAÇÃO E O TEMPO DE CORTE. ALÉM DA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO USUÁRIO QUE EXECUTA O APLICATIVO, ESTE PROPORCIONA SOLUÇÕES PARA ATIVIDADES DO COTIDIANO QUE ENVOLVEM ESTES TIPOS DE PROBLEMAS NA ENGENHARIA MECÂNICA. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, OBSERVOU-SE QUE A VELOCIDADE DE CORTE, AVANÇO POR ROTAÇÃO E TEMPO DE CORTE APRESENTARAM MODIFICAÇÕES COM VARIAÇÕES DAS PROPRIEDADES LIGADAS A ESTES PARÂMETROS DE CORTE.