O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA, QUE OFERECE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA, DE NÍVEL MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS, ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL, E TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NO PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA (PP), E TEVE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ACOMPANHAR E ANALISAR TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS. REALIZOU-SE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, QUALITATIVA E DESCRITIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO DIRETA DOS FATOS E POSTERIORES ANÁLISES, SENDO QUE AS INFORMAÇÕES COLETADAS FORAM CITADAS NA FORMA DE UM RELATO CRÍTICO ELABORADO ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DA PESQUISADORA NAS DIVERSAS REUNIÕES E DISCUSSÕES REALIZADAS ENTRE OS GRUPOS DE PROFESSORES. CONCLUI-SE QUE O PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO FOI EFETIVADO NA GESTÃO ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO, REVELANDO-SE COMO UM INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL AO PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA E TAMBÉM QUE A INSTITUIÇÃO PESQUISADA CONSEGUIU IMPLANTAR A GESTÃO ESCOLAR DE FORMA PARTICIPATIVA, DANDO TOTAL LIBERDADE E AUTONOMIA AOS PROFESSORES, QUE COMPARTILHARAM AS SUAS IDEIAS, TENDO EM VISTA A MELHORIA DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E DA QUALIDADE DO ENSINO.