Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA TECNODOCÊNCIA PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: AVANÇOS E LIMITAÇÕES

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO SUPERIOR, DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61703
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3830
    "inscrito_id" => 4445
    "titulo" => "O USO DA TECNODOCÊNCIA PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: AVANÇOS E LIMITAÇÕES"
    "resumo" => "ESSE TRABALHO TRATA DA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO E DESAFIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO CEARÁ. É UMA PESQUISA QUANTITATIVA E DESCRITIVA E FOI REALIZADA NO PERÍODO DE JULHO A SETEMBRO DE 2018, NA QUAL FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS SEMI-ESTRUTURADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA ONLINE GOOGLE FORMULÁRIOS. A AMOSTRA DE TRABALHO INICIALMENTE FOI COMPOSTA DE QUINZE (15) DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO ESTADO DO CEARÁ. PORÉM, APENAS 9 DOCENTES PUDERAM COLABORAR COM A PESQUISA, SENDO UM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), UM DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRÍ (URCA), UM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E 6 PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ (UVA). FOI CONSTATADO QUE OS DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR UTILIZAM AS TDICS, E ESSAS TECNOLOGIAS FAZEM PARTE DA METODOLOGIA DAS AULAS. TODOS OS DOCENTES (100%) PESQUISADOS RECONHECERAM AINDA QUE AS TDICS CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS NAS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. FOI POSSÍVEL REGISTRAR QUE A MAIORIA DOS DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR PESQUISADOS (66,7%), FAZEM USO E CONSIDERAM DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO OS RECURSOS DAS TDICS O QUE TORNA UM GRANDE AVANÇO DA TECNODOCÊNCIA. FOI CONSTATADO QUE DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS CEARENSES CONSIDERAM DE GRANDE RELEVÂNCIA OS RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA DINAMIZAR AS AULAS, MAS ENFRENTAM DIFICULDADES NA DISPONIBILIDADE DOS EQUIPAMENTOS NAS IES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO SUPERIOR, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID4445_25092019122130.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLENE FELICIANO FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "MARLENE FELICIANO"
    "autor_email" => "mfmufpb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61703
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3830
    "inscrito_id" => 4445
    "titulo" => "O USO DA TECNODOCÊNCIA PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: AVANÇOS E LIMITAÇÕES"
    "resumo" => "ESSE TRABALHO TRATA DA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO E DESAFIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO CEARÁ. É UMA PESQUISA QUANTITATIVA E DESCRITIVA E FOI REALIZADA NO PERÍODO DE JULHO A SETEMBRO DE 2018, NA QUAL FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS SEMI-ESTRUTURADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA ONLINE GOOGLE FORMULÁRIOS. A AMOSTRA DE TRABALHO INICIALMENTE FOI COMPOSTA DE QUINZE (15) DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO ESTADO DO CEARÁ. PORÉM, APENAS 9 DOCENTES PUDERAM COLABORAR COM A PESQUISA, SENDO UM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), UM DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRÍ (URCA), UM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E 6 PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ (UVA). FOI CONSTATADO QUE OS DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR UTILIZAM AS TDICS, E ESSAS TECNOLOGIAS FAZEM PARTE DA METODOLOGIA DAS AULAS. TODOS OS DOCENTES (100%) PESQUISADOS RECONHECERAM AINDA QUE AS TDICS CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS NAS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. FOI POSSÍVEL REGISTRAR QUE A MAIORIA DOS DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR PESQUISADOS (66,7%), FAZEM USO E CONSIDERAM DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO OS RECURSOS DAS TDICS O QUE TORNA UM GRANDE AVANÇO DA TECNODOCÊNCIA. FOI CONSTATADO QUE DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS CEARENSES CONSIDERAM DE GRANDE RELEVÂNCIA OS RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA DINAMIZAR AS AULAS, MAS ENFRENTAM DIFICULDADES NA DISPONIBILIDADE DOS EQUIPAMENTOS NAS IES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO SUPERIOR, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID4445_25092019122130.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLENE FELICIANO FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "MARLENE FELICIANO"
    "autor_email" => "mfmufpb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSE TRABALHO TRATA DA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO E DESAFIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO CEARÁ. É UMA PESQUISA QUANTITATIVA E DESCRITIVA E FOI REALIZADA NO PERÍODO DE JULHO A SETEMBRO DE 2018, NA QUAL FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS SEMI-ESTRUTURADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA ONLINE GOOGLE FORMULÁRIOS. A AMOSTRA DE TRABALHO INICIALMENTE FOI COMPOSTA DE QUINZE (15) DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO ESTADO DO CEARÁ. PORÉM, APENAS 9 DOCENTES PUDERAM COLABORAR COM A PESQUISA, SENDO UM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), UM DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRÍ (URCA), UM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E 6 PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ (UVA). FOI CONSTATADO QUE OS DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR UTILIZAM AS TDICS, E ESSAS TECNOLOGIAS FAZEM PARTE DA METODOLOGIA DAS AULAS. TODOS OS DOCENTES (100%) PESQUISADOS RECONHECERAM AINDA QUE AS TDICS CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS NAS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. FOI POSSÍVEL REGISTRAR QUE A MAIORIA DOS DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR PESQUISADOS (66,7%), FAZEM USO E CONSIDERAM DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO OS RECURSOS DAS TDICS O QUE TORNA UM GRANDE AVANÇO DA TECNODOCÊNCIA. FOI CONSTATADO QUE DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS CEARENSES CONSIDERAM DE GRANDE RELEVÂNCIA OS RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA DINAMIZAR AS AULAS, MAS ENFRENTAM DIFICULDADES NA DISPONIBILIDADE DOS EQUIPAMENTOS NAS IES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.