A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM 16 ALUNOS DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ESTADO DO PARANÁ, EM QUE FORAM TRABALHADAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS, COM O INTUITO DE RESPONDER AOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: “TRABALHAR FOLCLORE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É UMA ESTRATÉGIA CAPAZ DE PROPICIAR A VALORIZAÇÃO DAS DIFERENTES CULTURAS, PROMOVENDO RESPEITO À DIVERSIDADE? DE QUE MANEIRA O DOCENTE É CAPAZ DE RESGATAR O FOLCLORE BRASILEIRO EM SALA DE AULA?”. PARA O DESDOBRAMENTO DESSAS QUESTÕES, TEVE-SE POR OBJETIVOS: I) VERIFICAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS A RESPEITO DO FOLCLORE BRASILEIRO; II) INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR FOLCLORE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A FIM DE RESGATAR PARTE DA CULTURA BRASILEIRA; III) PROMOVER A DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS, OPORTUNIZANDO VALORIZAÇÃO DAS DIFERENTES CULTURAS EXISTENTES E RESPEITO À DIVERSIDADE; IV) CONFECCIONAR UM LIVRO DE ESTÓRIAS SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO. COM O DESENVOLVIMENTO DESTA INVESTIGAÇÃO FOI POSSÍVEL CONSTATAR A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR FOLCLORE EM SALA DE AULA. APESAR DO POUCO TEMPO UTILIZADO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, FORAM ABORDADOS ASSUNTOS DE DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO, COMO HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ARTES, ENSINO RELIGIOSO E LÍNGUAS, ALÉM DE TER SIDO EXPLANADA A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO ENTRE AS DIFERENTES CULTURAS E RELIGIÕES.