O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR A BAIXA MOTIVAÇÃO ESCOLAR DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENQUANTO INCITAMENTO ÀS DIFICULDADES DESSES ALUNOS NA ESCOLA REGULAR. OBSERVA-SE NO BRASIL O RECENTE PROCESSO DE ACESSO À ESCOLA DE DISCENTES EM IDADE ESCOLAR, ASSIM COMO O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA QUE COMUNGA A INCLUSÃO ESCOLAR ENQUANTO NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL. ENTRETANTO, APESAR DA OCORRÊNCIA DOS PROCESSOS CITADOS, ENFRENTA-SE UM GRANDE PROBLEMA DEVIDO À RESISTÊNCIA DA ESCOLA REGULAR PERANTE A INCLUSÃO POR MOTIVOS DIVERSOS QUE ENCONTRAM REFÚGIOS NAS BASES EPISTEMOLÓGICAS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO PERSPECTIVAS DESCOLONIAIS DA EDUCAÇÃO ESSE ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA BASEADA NUM RECORTE DA POPULAÇÃO ESCOLAR QUE É ALVO DESSES PROCESSOS, OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA QUE ESTÃO INSERIDOS EM UMA ESCOLA REGULAR.