APESAR DOS AVANÇOS NOS ÚLTIMOS ANOS, A QUÍMICA AINDA É CONSIDERADA UMA DISCIPLINA DIFÍCIL E
COMPLICADA POR MUITOS ALUNOS. MUITOS PROFESSORES AINDA UTILIZAM DE MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO,
DIFICULTANDO A APRENDIZAGEM E CAUSANDO DESINTERESSE EM APRENDER OS CONCEITOS DE QUÍMICA. DENTRO
DESTE CONTEXTO, ESTE TRABALHO UTILIZOU DE UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA DE ENSINO, COMO AS HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS CONHECIDAS TAMBÉM COMO HQ’S PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE
MODELOS ATÔMICOS. A HQ FOI PRODUZIDA POR UM APLICATIVO ONLINE GRATUITO QUE FACILITA A PRODUÇÃO DE
HQ’S SENDO APLICADA AOS ALUNOS DE TERCEIRO ANO DE UMA ESCOLA ONDE ATUA O PIRP (PROJETO INSTITUCIONAL
DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA) . PARA A AVALIAÇÃO DA HQ OS ALUNOS RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO CONTENDO
7 QUESTÕES OBJETIVAS SOBRE MODELOS ATÔMICOS. ESSE QUESTIONÁRIO FOI APLICADO ANTES E DEPOIS DA LEITURA
DA HQ, PARA VERIFICAR SE HOUVE MELHORA NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS. OBSERVOU-SE QUE COM A
LEITURA DA HQ OS ALUNOS CONSEGUIRAM UM MAIOR ACERTO DE QUESTÕES DO QUE CONSEGUIRAM ANTES DA
LEITURA, DEMONSTRANDO ASSIM A EFETIVIDADE DA FERRAMENTA COMO MÉTODO DE ENSINO AUXILIAR. ATRAVÉS DE
COMENTÁRIOS LIVRES OS ALUNOS APROVARAM A APLICAÇÃO DA FERRAMENTA CONSIDERANDO-A DIVERTIDA E
ESTIMULANTE. NO ENTANTO, PERCEBEU-SE QUE O USO DA HQ DEVE SER PLANEJADO COM CAUTELA PELO PROFESSOR
PARA QUE SEJAM ALCANÇADOS OS RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM.