Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÃO DA HQ PARA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS

Palavra-chaves: ENSINO, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, QUÍMICA, MODELOS ATÔMICOS, MODELOS ATÔMICOS Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59669
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1985
    "inscrito_id" => 6489
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA HQ PARA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS"
    "resumo" => """
      APESAR DOS AVANÇOS NOS ÚLTIMOS ANOS, A QUÍMICA AINDA É CONSIDERADA UMA DISCIPLINA DIFÍCIL E\r\n
      COMPLICADA POR MUITOS ALUNOS. MUITOS PROFESSORES AINDA UTILIZAM DE MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO,\r\n
      DIFICULTANDO A APRENDIZAGEM E CAUSANDO DESINTERESSE EM APRENDER OS CONCEITOS DE QUÍMICA. DENTRO\r\n
      DESTE CONTEXTO, ESTE TRABALHO UTILIZOU DE UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA DE ENSINO, COMO AS HISTÓRIAS EM\r\n
      QUADRINHOS CONHECIDAS TAMBÉM COMO HQ’S PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE\r\n
      MODELOS ATÔMICOS. A HQ FOI PRODUZIDA POR UM APLICATIVO ONLINE GRATUITO QUE FACILITA A PRODUÇÃO DE\r\n
      HQ’S SENDO APLICADA AOS ALUNOS DE TERCEIRO ANO DE UMA ESCOLA ONDE ATUA O PIRP (PROJETO INSTITUCIONAL\r\n
      DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA) . PARA A AVALIAÇÃO DA HQ OS ALUNOS RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO CONTENDO\r\n
      7 QUESTÕES OBJETIVAS SOBRE MODELOS ATÔMICOS. ESSE QUESTIONÁRIO FOI APLICADO ANTES E DEPOIS DA LEITURA\r\n
      DA HQ, PARA VERIFICAR SE HOUVE MELHORA NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS. OBSERVOU-SE QUE COM A\r\n
      LEITURA DA HQ OS ALUNOS CONSEGUIRAM UM MAIOR ACERTO DE QUESTÕES DO QUE CONSEGUIRAM ANTES DA\r\n
      LEITURA, DEMONSTRANDO ASSIM A EFETIVIDADE DA FERRAMENTA COMO MÉTODO DE ENSINO AUXILIAR. ATRAVÉS DE\r\n
      COMENTÁRIOS LIVRES OS ALUNOS APROVARAM A APLICAÇÃO DA FERRAMENTA CONSIDERANDO-A DIVERTIDA E\r\n
      ESTIMULANTE. NO ENTANTO, PERCEBEU-SE QUE O USO DA HQ DEVE SER PLANEJADO COM CAUTELA PELO PROFESSOR\r\n
      PARA QUE SEJAM ALCANÇADOS OS RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ENSINO, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, QUÍMICA, MODELOS ATÔMICOS, MODELOS ATÔMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID6489_04102019202248.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN RODRIGUES OLINDA MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "LUAN RODRIGUES"
    "autor_email" => "LUANNPC@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59669
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1985
    "inscrito_id" => 6489
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA HQ PARA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS"
    "resumo" => """
      APESAR DOS AVANÇOS NOS ÚLTIMOS ANOS, A QUÍMICA AINDA É CONSIDERADA UMA DISCIPLINA DIFÍCIL E\r\n
      COMPLICADA POR MUITOS ALUNOS. MUITOS PROFESSORES AINDA UTILIZAM DE MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO,\r\n
      DIFICULTANDO A APRENDIZAGEM E CAUSANDO DESINTERESSE EM APRENDER OS CONCEITOS DE QUÍMICA. DENTRO\r\n
      DESTE CONTEXTO, ESTE TRABALHO UTILIZOU DE UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA DE ENSINO, COMO AS HISTÓRIAS EM\r\n
      QUADRINHOS CONHECIDAS TAMBÉM COMO HQ’S PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE\r\n
      MODELOS ATÔMICOS. A HQ FOI PRODUZIDA POR UM APLICATIVO ONLINE GRATUITO QUE FACILITA A PRODUÇÃO DE\r\n
      HQ’S SENDO APLICADA AOS ALUNOS DE TERCEIRO ANO DE UMA ESCOLA ONDE ATUA O PIRP (PROJETO INSTITUCIONAL\r\n
      DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA) . PARA A AVALIAÇÃO DA HQ OS ALUNOS RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO CONTENDO\r\n
      7 QUESTÕES OBJETIVAS SOBRE MODELOS ATÔMICOS. ESSE QUESTIONÁRIO FOI APLICADO ANTES E DEPOIS DA LEITURA\r\n
      DA HQ, PARA VERIFICAR SE HOUVE MELHORA NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS. OBSERVOU-SE QUE COM A\r\n
      LEITURA DA HQ OS ALUNOS CONSEGUIRAM UM MAIOR ACERTO DE QUESTÕES DO QUE CONSEGUIRAM ANTES DA\r\n
      LEITURA, DEMONSTRANDO ASSIM A EFETIVIDADE DA FERRAMENTA COMO MÉTODO DE ENSINO AUXILIAR. ATRAVÉS DE\r\n
      COMENTÁRIOS LIVRES OS ALUNOS APROVARAM A APLICAÇÃO DA FERRAMENTA CONSIDERANDO-A DIVERTIDA E\r\n
      ESTIMULANTE. NO ENTANTO, PERCEBEU-SE QUE O USO DA HQ DEVE SER PLANEJADO COM CAUTELA PELO PROFESSOR\r\n
      PARA QUE SEJAM ALCANÇADOS OS RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ENSINO, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, QUÍMICA, MODELOS ATÔMICOS, MODELOS ATÔMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID6489_04102019202248.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN RODRIGUES OLINDA MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "LUAN RODRIGUES"
    "autor_email" => "LUANNPC@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

APESAR DOS AVANÇOS NOS ÚLTIMOS ANOS, A QUÍMICA AINDA É CONSIDERADA UMA DISCIPLINA DIFÍCIL E COMPLICADA POR MUITOS ALUNOS. MUITOS PROFESSORES AINDA UTILIZAM DE MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO, DIFICULTANDO A APRENDIZAGEM E CAUSANDO DESINTERESSE EM APRENDER OS CONCEITOS DE QUÍMICA. DENTRO DESTE CONTEXTO, ESTE TRABALHO UTILIZOU DE UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA DE ENSINO, COMO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS CONHECIDAS TAMBÉM COMO HQ’S PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS. A HQ FOI PRODUZIDA POR UM APLICATIVO ONLINE GRATUITO QUE FACILITA A PRODUÇÃO DE HQ’S SENDO APLICADA AOS ALUNOS DE TERCEIRO ANO DE UMA ESCOLA ONDE ATUA O PIRP (PROJETO INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA) . PARA A AVALIAÇÃO DA HQ OS ALUNOS RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 7 QUESTÕES OBJETIVAS SOBRE MODELOS ATÔMICOS. ESSE QUESTIONÁRIO FOI APLICADO ANTES E DEPOIS DA LEITURA DA HQ, PARA VERIFICAR SE HOUVE MELHORA NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS. OBSERVOU-SE QUE COM A LEITURA DA HQ OS ALUNOS CONSEGUIRAM UM MAIOR ACERTO DE QUESTÕES DO QUE CONSEGUIRAM ANTES DA LEITURA, DEMONSTRANDO ASSIM A EFETIVIDADE DA FERRAMENTA COMO MÉTODO DE ENSINO AUXILIAR. ATRAVÉS DE COMENTÁRIOS LIVRES OS ALUNOS APROVARAM A APLICAÇÃO DA FERRAMENTA CONSIDERANDO-A DIVERTIDA E ESTIMULANTE. NO ENTANTO, PERCEBEU-SE QUE O USO DA HQ DEVE SER PLANEJADO COM CAUTELA PELO PROFESSOR PARA QUE SEJAM ALCANÇADOS OS RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.