JUNIOR, Amaury Soares De Albuquerque et al.. Meme - o dialogismo imagético em sala de aula. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61072>. Acesso em: 22/11/2024 11:10
O PRESENTE ARTIGO ABORDA A AUTONOMIA DISCURSIVA DA IMAGEM, ESTA SENDO OBSERVADA COMO UM SIGNO ICÔNICO PRENHE DE SENTIDOS. COMO O TEXTO IMAGÉTICO TAMBÉM CONSERVA UNIDADES SEMÂNTICAS E RESSIGNIFICAM O CONTEXTO EM QUE É INSERIDO, ESCOLHEMOS COMO OBJETO DE PESQUISA A IMAGEM EM MEME QUE EXEMPLIFICAM ESSA DISCURSIVIDADE AUTÔNOMA. PARA A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO, UTILIZAMOS AS TEORIAS QUE SE AFIRMAM EM SANTAELLA (2008) E BAKHTIN (2011), ACERCA DA IMAGEM E DA SUA RELAÇÃO DE CONTIGUIDADE E O DIALOGISMO DO DISCURSO. A PARTIR DAS TEORIAS SELECIONADAS PARA FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA, FIZEMOS A ANÁLISE DE ALGUNS MEMES HOSPEDADOS, PRINCIPALMENTE, NO SITE DA REDE SOCIAL FACEBOOK. COMO RESULTADO, IDENTIFICAMOS QUE A IMAGEM MEME É UM GÊNERO DO DISCURSO COMUNICATIVAMENTE COMPETENTE E QUE CONSERVA UM DIALOGISMO EM SUA INTERTEXTUALIDADE SERVINDO, TAMBÉM, ESSA FORMA DE PRODUÇÃO DISCURSIVA IMAGÉTICA COMO MATERIAL DE APOIO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.