BARROSO, Francisca Chagas Da Silva et al.. A leitura e o estudante de pedagogia do ieaa. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58594>. Acesso em: 05/11/2024 09:09
ESTE ARTIGO É UM RECORTE DO RELATÓRIO DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INTITULADA LEITURA NA UNIVERSIDADE: O PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. PARA DAR CONSISTÊNCIA A ESTE OBJETIVO FORAM ELENCADOS ALGUNS ESPECÍFICOS PARA MELHOR DIRECIONAR A PESQUISA. PARA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA VIDA DESSES ESTUDANTES FOI PRECISO: APONTAR OS HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA; IDENTIFICAR COM QUE FREQUÊNCIA OS ESTUDANTES UTILIZAM OS ESPAÇOS DE LEITURA EXISTENTE NO INSTITUTO; CONHECER ASPECTOS QUE MAIS INFLUENCIAM QUANTO À REALIZAÇÃO DA LEITURA PELOS ESTUDANTES. PARA COLETAR OS DADOS FOI FEITA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A IDA A CAMPO COMA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, COM VINTE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, SENDO DEZ DO SEGUNDO E DEZ DO OITAVO PERÍODOS. A ANÁLISE DOS DADOS SE DEU A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, CUJOS DADOS FORAM ORGANIZADOS, DE FORMA A FACILITAR A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DAS UNIDADES DE ANÁLISE. DENTRE OS ACHADOS DA PESQUISA, ESTÁ O FATO DE OS ESTUDANTES ESTAREM MAIS PRÓXIMOS DA LEITURA COM A ENTRADA NO CURSO NA UNIVERSIDADE. OS ESTUDANTES ESTÃO PASSANDO MAIS TEMPO LENDO APÓS SEU INGRESSO NO CURSO DE PEDAGOGIA, UMA CONSEQUÊNCIA DAS EXIGÊNCIAS DE SEU CURSO E DO VOLUME DE LEITURA EM CADA PERÍODO.