CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA : APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA E A METODOLOGIA DE EMERGÊNCIA DE
CONCEITOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59644 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3019 "inscrito_id" => 7668 "titulo" => """ CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA : APRENDIZAGEM\r\n SIGNIFICATIVA E A METODOLOGIA DE EMERGÊNCIA DE\r\n CONCEITOS """ "resumo" => """ ESTE TRABALHO APRESENTA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DISCUTE A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE EMERGÊNCIA DE\r\n CONCEITOS, PINHEIRO (2012), DURANTE O ESTUDO DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU, BASEADO NA TEORIA DA\r\n APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL (2000). A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS,\r\n AO SER APLICADA, PERMITE IDENTIFICAR CONCEITOS EMERGENTES; ESTES, SUGEREM COMO AS IDEIAS ESTÃO\r\n ESTRUTURADAS. FOI REALIZADO UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SALVADOR - BA, COM ALUNOS DE 1º ANO\r\n DO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO UMA METODOLOGIA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ASSIM O ALUNO É\r\n ESTIMULADO A REFLETIR SOBRE SUAS IDEIAS, PARA QUE POSSA CONJECTURAR, EXPERIMENTAR E TIRAR SUAS PRÓPRIAS\r\n CONCLUSÕES. OS RECURSOS UTILIZADOS FORAM: OS SOFTWARES GEOGEBRA, TROPES, GEPHI, UM BLOCO DE\r\n ATIVIDADES, LIVROS E COMPUTADOR. A EXPERIÊNCIA FOI ENRIQUECEDORA, IDENTIFICANDO CONHECIMENTOS, AO\r\n ANALISAR O DISCURSO QUE ENVOLVEU OS PARTICIPANTES, DURANTE A (RE)CONSTRUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS.\r\n ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO SEJA A BASE PARA OUTROS, COM O PROPÓSITO DE DAR SIGNIFICADO ÀS FÓRMULAS, REGRAS\r\n E PROCEDIMENTOS REALIZADOS DURANTE O ESTUDO DE FUNÇÕES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ANÁLISE DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS, FUNÇÃO DO 1º GRAU." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7668_08092019195253.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA GOMES ARAÚJO CUNHA" "autor_nome_curto" => "CUNHA" "autor_email" => "jussaragac@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SEC - BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59644 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3019 "inscrito_id" => 7668 "titulo" => """ CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA : APRENDIZAGEM\r\n SIGNIFICATIVA E A METODOLOGIA DE EMERGÊNCIA DE\r\n CONCEITOS """ "resumo" => """ ESTE TRABALHO APRESENTA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DISCUTE A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE EMERGÊNCIA DE\r\n CONCEITOS, PINHEIRO (2012), DURANTE O ESTUDO DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU, BASEADO NA TEORIA DA\r\n APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL (2000). A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS,\r\n AO SER APLICADA, PERMITE IDENTIFICAR CONCEITOS EMERGENTES; ESTES, SUGEREM COMO AS IDEIAS ESTÃO\r\n ESTRUTURADAS. FOI REALIZADO UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SALVADOR - BA, COM ALUNOS DE 1º ANO\r\n DO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO UMA METODOLOGIA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ASSIM O ALUNO É\r\n ESTIMULADO A REFLETIR SOBRE SUAS IDEIAS, PARA QUE POSSA CONJECTURAR, EXPERIMENTAR E TIRAR SUAS PRÓPRIAS\r\n CONCLUSÕES. OS RECURSOS UTILIZADOS FORAM: OS SOFTWARES GEOGEBRA, TROPES, GEPHI, UM BLOCO DE\r\n ATIVIDADES, LIVROS E COMPUTADOR. A EXPERIÊNCIA FOI ENRIQUECEDORA, IDENTIFICANDO CONHECIMENTOS, AO\r\n ANALISAR O DISCURSO QUE ENVOLVEU OS PARTICIPANTES, DURANTE A (RE)CONSTRUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS.\r\n ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO SEJA A BASE PARA OUTROS, COM O PROPÓSITO DE DAR SIGNIFICADO ÀS FÓRMULAS, REGRAS\r\n E PROCEDIMENTOS REALIZADOS DURANTE O ESTUDO DE FUNÇÕES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ANÁLISE DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS, FUNÇÃO DO 1º GRAU." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7668_08092019195253.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA GOMES ARAÚJO CUNHA" "autor_nome_curto" => "CUNHA" "autor_email" => "jussaragac@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SEC - BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }