ESSE TRABALHO APRESENTOU UMA DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO DE AFETIVIDADE E EMPATIA ESTABELECIDA ENTRE PROFESSOR E ALUNO, ENFATIZANDO TAMBÉM QUE A AFETIVIDADE E A COGNIÇÃO CAMINHAM JUNTAS PARA OBTER UM ENSINO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO. REALÇANDO A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA DENTRO DA SALA DE AULA NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO, ALUNO/PROFESSOR. CUJO PROBLEMA NORTEADOR FOI: DE QUE FORMA OCORRE A AFETIVIDADE E A EMPATIA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS E O IMPACTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS MESMOS? O OBJETIVO GERAL TRAÇADO PARA ESSE ARTIGO FOI: ANALISAR COMO OCORRE A RELAÇÃO DE AFETIVIDADE E EMPATIA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NA VISÃO DOS ACADÊMICOS DO ÚLTIMO PERÍODO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DE UMA FACULDADE PARTICULAR DA CIDADE DE PONTA GROSSA-PR E O IMPACTO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS MESMOS. A PESQUISA CONFIGURA-SE, SENDO BÁSICA, QUANTO A ABORDAGEM SENDO QUANTITATIVA E QUALITATIVA, DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, É BIBLIOGRÁFICA E PARA INSTRUMENTO DA PESQUISA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO, CONTENDO QUATRO QUESTÕES: DUAS OBJETIVAS E DUAS DISCURSIVAS, PARA OS ACADÊMICOS DO ÚLTIMO PERÍODO DOS CURSOS MENCIONADOS NO OBJETIVO GERAL. OS OBJETIVOS PROPOSTOS NESSA PESQUISA FORAM AMPLAMENTE ALCANÇADOS, SE AFIRMOU O QUANTO É IMPORTANTE PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM TANTO DO ALUNO QUANTO DO PROFESSOR, A RELAÇÃO DE AFETIVIDADE E DE EMPATIA TRABALHADA NA SALA DE AULA ENTRE AMBOS.