AS PESSOAS SURDAS EM TODO MUNDO SEMPRE ENFRENTARAM DIVERSOS OBSTÁCULOS PARA PODER PARTICIPAR PLENAMENTE DA VIDA ESCOLAR. ESSE PÚBLICO VIVE COM UMA LÍNGUA PRÓPRIA QUE TEM OS MESMOS TRAÇOS QUE IDENTIFICAM AS LÍNGUAS HUMANAS. PORÉM, DENTRO DA ESCOLA OS SURDOS NÃO ENCONTRAM INFORMAÇÕES NEM MATERIAIS DIDÁTICOS QUE POSSIBILITEM QUE ELES SE DESENVOLVAM NO MESMO RITMO QUE OS DEMAIS. DENTRO DESSA PERSPECTIVA NASCEU O PROJETO LONJÍ, QUE NA LÍNGUA INDÍGENA LOCAL SIGNIFICA “OLHO/VISÃO”. COM A FINALIDADE DE PROPORCIONAR A ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL AOS ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO, DA ÁREA DE SAÚDE E PROFISSIONAIS DESSAS ÁREAS, PRODUZIMOS UM GLOSSÁRIO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA. TENDO EM VISTA A PROPOSTA, FOI ANALISADO QUE SERIA NECESSÁRIO: CATALOGAR OS PRINCIPAIS TERMOS DOS SISTEMAS ANATÔMICOS DO CORPO HUMANO; PESQUISAR OS SINAIS CORRESPONDENTES PARA CADA TERMO E SUA FISIOLOGIA; CRIAR SINAIS EM LIBRAS PARA OS TERMOS QUE NÃO POSSUEM UM SINAL CORRESPONDENTE; DISPONIBILIZAR NA INTERNET O GLOSSÁRIO PARA A COMUNIDADE SURDA ESTUDANTIL E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. PARA ESSE PROJETO FOI UTILIZADO O MÉTODO DE PESQUISA-AÇÃO, COM ELE IDENTIFICAMOS A CARÊNCIA DE MATERIAIS DESSA ÁREA E PRODUZIMOS ESSE RECURSO DIDÁTICO QUE PODERÁ SER UTILIZADO EM ESCOLAS QUE TRABALHAM COMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. PARA ISSO, SEGUIMOS OS SEGUINTES PASSOS NA PRODUÇÃO DO NOSSO PROJETO: PRIMEIRO INICIAMOS COM A PESQUISA E CATALOGAÇÃO DOS TERMOS ANATÔMICOS E FISIOLÓGICOS, EM SEGUIDA ELABORAMOS TEXTOS EXPLICATIVOS PARA DUZENTAS PARTES DO CORPO, INCLUINDO ÓRGÃOS, TECIDOS E HORMÔNIOS. PARA CADA UM DESSES, FOI FEITA A ESCOLHA E EDITORAÇÃO DAS IMAGENS E PESQUISAMOS OS SINAIS PRÓPRIOS NA LIBRAS. ALGUNS DOS TERMOS SELECIONADOS PARA COMPOR O GLOSSÁRIO NÃO TINHAM SINAIS CORRESPONDENTES, DESSE MODO UM SURDO USUÁRIO NATIVO DA LIBRAS, QUE ESTÁ VINCULADO AO PROJETO, OS CRIOU, A PARTIR DISSO, OS TEXTOS EXPLICATIVOS FORAM TRADUZIDOS E FILMADOS. TODAS ESSAS INFORMAÇÕES ESTÃO SENDO DISPONIBILIZADAS NO SITE DO PROJETO (LONJI.COM.BR). O PRESENTE PROJETO FOI FINANCIADO PELO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ). DENTRO DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CONCLUI-SE QUE O PRESENTE PROJETO, COLABORA COM A INCLUSÃO DAS PESSOAS SURDAS NO SISTEMA EDUCACIONAL, POIS A CARÊNCIA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS EM LIBRAS É UMA REALIDADE. ASSIM, AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA ESTÃO SENDO BENEFICIADAS COM UM MAIOR ACESSO À INFORMAÇÃO, AUXILIANDO E ENRIQUECENDO A APRENDIZAGEM DELAS ACERCA DOS ASSUNTOS LIGADOS À ÁREA DA CIÊNCIA E SAÚDE.