Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INTERVENÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINAR EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, POSTURA DOCENTE E DISCENTE, NEGOCIAÇÃO E PERSUASÃO NA APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60235
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4983
    "inscrito_id" => 14570
    "titulo" => "ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INTERVENÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINAR EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI MOTIVADO NUM PRIMEIRO MOMENTO POR NOSSA PRÁTICA PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO BÁSICA, ONDE DESCREVEMOS COMO O ENSINO DA MATEMÁTICA COM O PASSAR DO TEMPO TEM EVOLUÍDO, MOSTRANDO-NOS NOVOS COMPORTAMENTOS ENTRE DOCENTE E DISCENTE NA INTERVENÇÃO DO ENSINAR E APRENDER EM SALA DE AULA. O OBJETIVO PRINCIPAL É PROPOR UMA NOVA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. ASSIM, PROCURAMOS INVESTIGAR SE UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, BASEADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZADA NUMA RELAÇÃO DE NEGOCIAÇÃO/PERSUASÃO NA APRENDIZAGEM, ENVOLVE A ESTRATÉGIA DO APRENDER COM A POSTURA DISCENTE DO OLHAR E OUVIR SEM COPIAR QUANDO O PROFESSOR ESTIVER PERSUADINDO E NEGOCIANDO EM SEU ENSINAR. TAL ABORDAGEM FOI FUNDAMENTADA NA OBSERVAÇÃO DO PROFISSIONAL EM DE SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA-AÇÃO CARACTERIZADA PELA COLABORAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE OS INTEGRANTES DA INTERVENÇÃO. FOI REALIZADA COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO, ONDE BUSCAMOS TRABALHAR ASPECTOS EM QUE PODERÍAMOS VERIFICAR E REFLETIR PARA UMA TRANSFORMAÇÃO NO ENSINAR E NO APRENDER. OS RESULTADOS FORMAIS E INFORMAIS MOSTRAM QUE A INSERÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO CRIA UM AMBIENTE DE SALA DE AULA COM MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS, PROMOVE A EMPATIA COM A ÁREA DE ESTUDO E COOPERA PARA UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO DA MATEMÁTICA, CONTRIBUINDO PARA UMA MAIOR CONFIANÇA ENTRE OS PRINCIPAIS AGENTES DA EDUCAÇÃO, O PROFESSOR E O ALUNO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, POSTURA DOCENTE E DISCENTE, NEGOCIAÇÃO E PERSUASÃO NA APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14570_29092019114940.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALLAN "
    "autor_email" => "rraav5@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA ASSUNÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60235
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4983
    "inscrito_id" => 14570
    "titulo" => "ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INTERVENÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINAR EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI MOTIVADO NUM PRIMEIRO MOMENTO POR NOSSA PRÁTICA PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO BÁSICA, ONDE DESCREVEMOS COMO O ENSINO DA MATEMÁTICA COM O PASSAR DO TEMPO TEM EVOLUÍDO, MOSTRANDO-NOS NOVOS COMPORTAMENTOS ENTRE DOCENTE E DISCENTE NA INTERVENÇÃO DO ENSINAR E APRENDER EM SALA DE AULA. O OBJETIVO PRINCIPAL É PROPOR UMA NOVA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. ASSIM, PROCURAMOS INVESTIGAR SE UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, BASEADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZADA NUMA RELAÇÃO DE NEGOCIAÇÃO/PERSUASÃO NA APRENDIZAGEM, ENVOLVE A ESTRATÉGIA DO APRENDER COM A POSTURA DISCENTE DO OLHAR E OUVIR SEM COPIAR QUANDO O PROFESSOR ESTIVER PERSUADINDO E NEGOCIANDO EM SEU ENSINAR. TAL ABORDAGEM FOI FUNDAMENTADA NA OBSERVAÇÃO DO PROFISSIONAL EM DE SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA-AÇÃO CARACTERIZADA PELA COLABORAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE OS INTEGRANTES DA INTERVENÇÃO. FOI REALIZADA COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO, ONDE BUSCAMOS TRABALHAR ASPECTOS EM QUE PODERÍAMOS VERIFICAR E REFLETIR PARA UMA TRANSFORMAÇÃO NO ENSINAR E NO APRENDER. OS RESULTADOS FORMAIS E INFORMAIS MOSTRAM QUE A INSERÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO CRIA UM AMBIENTE DE SALA DE AULA COM MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS, PROMOVE A EMPATIA COM A ÁREA DE ESTUDO E COOPERA PARA UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO DA MATEMÁTICA, CONTRIBUINDO PARA UMA MAIOR CONFIANÇA ENTRE OS PRINCIPAIS AGENTES DA EDUCAÇÃO, O PROFESSOR E O ALUNO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, POSTURA DOCENTE E DISCENTE, NEGOCIAÇÃO E PERSUASÃO NA APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14570_29092019114940.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALLAN "
    "autor_email" => "rraav5@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA ASSUNÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO FOI MOTIVADO NUM PRIMEIRO MOMENTO POR NOSSA PRÁTICA PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO BÁSICA, ONDE DESCREVEMOS COMO O ENSINO DA MATEMÁTICA COM O PASSAR DO TEMPO TEM EVOLUÍDO, MOSTRANDO-NOS NOVOS COMPORTAMENTOS ENTRE DOCENTE E DISCENTE NA INTERVENÇÃO DO ENSINAR E APRENDER EM SALA DE AULA. O OBJETIVO PRINCIPAL É PROPOR UMA NOVA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. ASSIM, PROCURAMOS INVESTIGAR SE UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, BASEADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZADA NUMA RELAÇÃO DE NEGOCIAÇÃO/PERSUASÃO NA APRENDIZAGEM, ENVOLVE A ESTRATÉGIA DO APRENDER COM A POSTURA DISCENTE DO OLHAR E OUVIR SEM COPIAR QUANDO O PROFESSOR ESTIVER PERSUADINDO E NEGOCIANDO EM SEU ENSINAR. TAL ABORDAGEM FOI FUNDAMENTADA NA OBSERVAÇÃO DO PROFISSIONAL EM DE SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA-AÇÃO CARACTERIZADA PELA COLABORAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE OS INTEGRANTES DA INTERVENÇÃO. FOI REALIZADA COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO, ONDE BUSCAMOS TRABALHAR ASPECTOS EM QUE PODERÍAMOS VERIFICAR E REFLETIR PARA UMA TRANSFORMAÇÃO NO ENSINAR E NO APRENDER. OS RESULTADOS FORMAIS E INFORMAIS MOSTRAM QUE A INSERÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO CRIA UM AMBIENTE DE SALA DE AULA COM MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS, PROMOVE A EMPATIA COM A ÁREA DE ESTUDO E COOPERA PARA UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO DA MATEMÁTICA, CONTRIBUINDO PARA UMA MAIOR CONFIANÇA ENTRE OS PRINCIPAIS AGENTES DA EDUCAÇÃO, O PROFESSOR E O ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.