ESTE TRABALHO APRESENTA COMO OBJETIVO UTILIZAR MODELOS ANATÔMICOS E EXPERIMENTO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO. NA METODOLOGIA FORAM FEITAS DUAS ATIVIDADES EM SEQUÊNCIA. A PRIMEIRA ATIVIDADE CONSTOU EM UMA APRESENTAÇÃO PEDAGÓGICA DOS MODELOS ANATÔMICOS. UTILIZAMOS NESSA PRIMEIRA PARTE, A OBSERVAÇÃO COMO COLETA DE DADOS. JÁ NA SEGUNDA ATIVIDADE, REALIZAMOS UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL ENVOLVENDO DUAS SITUAÇÕES, NAS QUAIS O COMPROMIDO SIMBOLIZAVA UM PEDAÇO DE PROTEÍNA E O COPO COM ÁGUA O ESTÔMAGO COM O SUCO GÁSTRICO. PERCEBEMOS O TOM DE DESCONTRAÇÃO E ENTUSIASMO DA TURMA, MAS FICOU EVIDENCIADO A DISTÂNCIA QUE HÁ ENTRE AS GRAVURAS DOS LIVROS (ABSTRATAS) COM AS PEÇAS ANATÔMICAS (PALPÁVEIS), POIS OS ALUNOS MOSTRARAM CERTA DIFICULDADE EM RELAÇÃO AS POSIÇÕES CORRETAS, BEM COMO O NOME DE ALGUMAS ESTRUTURAS. O EXPERIMENTO FOI PRÁTICO E DIDÁTICO QUE TODAS AS EQUIPES CHEGARAM ÀS MESMAS CONCLUSÕES, COM PALAVRAS DIFERENTES CONVERGINDO PARA A QUESTÃO DA SUPERFÍCIE DE CONTATO, OU SEJA, QUANTO MAIOR O CONTADO DOS NUTRIENTES COM O SUCO GÁSTRICO, MAIOR SERÁ A ATUAÇÃO DE ENZIMAS, FAVORECENDO UM TEMPO MENOR PARA QUE O PROCESSO DA DIGESTÃO ESTOMACAL OCORRA. O USO DE MODELOS ANATÔMICOS ALIADOS AOS EXPERIMENTOS FORAM PROVEITOSOS POIS PROPICIOU UM CLIMA DINÂMICO TANTO PARA O CONHECIMENTO ANATÔMICO DO CORPO HUMANO, PARTICULARMENTE DO SISTEMA DIGESTÓRIO, POR MEIO DE UTILIZA-LOS COMO UM QUEBRA-CABEÇA E UTILIZAR MATERIAIS SIMPLES PARA O EXPERIMENTO, EXPLICANDO PROCESSOS BIOLÓGICOS COMPLEXOS, SEM TIRAR A ESSÊNCIA DA CIENTIFICIDADE POR TRÁS DO EXPERIMENTO.