ESTE TRABALHO CONSTITUI-SE EM UMA CONTRIBUIÇÃO PARA QUE SE REFLITA DE QUE FORMA A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS MEDIADORES CONTRIBUI PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, BEM COMO VERIFICAR A UTILIDADE DO MESMO DURANTE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO EDUCANDO. O TRABALHO TRATA-SE DE UMA INTERVENÇÃO ELABORADA NA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS-MA, SENDO DESENVOLVIDO PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA. TENDO COMO OBJETO DE ESTUDO UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO DA REFERENTE ESCOLA. INICIALMENTE FOI FEITO UM DIAGNÓSTICO PARA AVALIAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA, A PARTIR DE ENTÃO FOI POSSÍVEL TRAÇAR AS PRINCIPAIS “DEFICIÊNCIAS” DESSES ALUNOS E COM ISSO DESENVOLVER OBJETIVOS CAPAZES DE CONTRIBUIR NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS MESMOS. POSTERIORMENTE FOI FEITO UMA SEGUNDA AVALIAÇÃO, UTILIZANDO UMA FERRAMENTA MATEMÁTICA AUXILIADORA “O ÁBACO”, COM ISSO O OBJETIVO DE ENSINAR OS ALUNOS A CALCULAR AS QUATRO OPERAÇÕES E REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS, ENVOLVENDO SITUAÇÕES PROBLEMAS E EXERCÍCIOS CONTEXTUALIZADOS, POR MEIO DO MANUSEIO DO ÁBACO. COMPARAMOS O RESULTADO DOS DOIS DIAGNÓSTICOS E CONSTATOU-SE QUE O PROJETO DE INTERVENÇÃO CONTRIBUIU PARA QUE OS ALUNOS PERCEBESSEM QUE O ÁBACO É UM GRANDE FACILITADOR NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO E “RESOLUÇÕES DE QUESTÕES MATEMÁTICA”.