ESTE ESTUDO SE MOVE EM TORNO DE UM QUESTIONAMENTO SUSCITADO A PARTIR DE REFLEXÕES QUE APONTAM A PREVALÊNCIA DE POLÍTICAS CONSERVADORAS NO CAMPO EDUCACIONAL. DESSE MODO, FOMOS INSTIGADAS A ANALISAR OS FUNDAMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DE 2017 NESSA PERSPECTIVA, A FIM DE BUSCAR AS CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA DO CONSENSO NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DEFINIDORAS DOS CONHECIMENTOS SELECIONADOS PARA A ESCOLA BÁSICA QUE DIALOGAM COM UM PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA NEOLIBERAL. TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA PESQUISA QUALITATIVA UTILIZANDO COMO TIPOLOGIAS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O REFERENCIAL TEÓRICO ADOTADO NESTE TRABALHO E, A DOCUMENTAL COM RECORTE PARA OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA BNCC. PARA A ANÁLISE DOS DADOS DEFINIMOS A PEDAGOGIA DO CONSENSO COMO CATEGORIA ANALÍTICA. OS RESULTADOS OBTIDOS REVELAM QUE ESTAMOS DIANTE DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA FOCADO NA PEDAGOGIA DO CAPITAL, SOBRETUDO, POR ADOTAR COMO FUNDAMENTO A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE A BNCC SE VINCULA AO PROJETO DE EDUCAÇÃO NEOLIBERAL CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS ACRÍTICOS COMO RESULTADO DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA COM BASE NA PEDAGOGIA DO CONSENSO.