RESUMO
O ARTIGO QUE ORA SE APRESENTA VERSA SOBRE AS AÇÕES PAUTADAS NA PEDAGOGIA DE PROJETOS INICIADAS DURANTE A APLICAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E ENSINO ELABORADO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRAS, EM 2016. ESTE TEXTO SE APOIA NO TRABALHO REALIZADO, VISTO QUE SE TORNOU TESE DE DEFESA E HÁ A PRETENSÃO DE SUA PUBLICAÇÃO COMO LIVRO/E-BOOK. PORTANTO, ALÉM DO QUE FOI EXECUTADO NA ÉPOCA DA PÓS-GRADUAÇÃO, OUTRAS QUESTÕES SÃO ABORDADAS, VISANDO A REFLEXÃO DO EDUCADOR E EDUCANDO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ACERCA DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES JÁ OBTIDAS E TENDO OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO PONTO DE PARTIDA, ALGUNS TEMAS PASSÍVEIS DE DISCUSSÕES SÃO ORGANIZADOS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, NAS QUAIS SÃO DETALHADAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, A FIM DE FACILITAR E CONTRIBUIR COM REFLEXÕES E PRODUÇÕES DE TEXTO. NESSA PERSPECTIVA, NO QUE CONCERNE AO USO DA TECNOLOGIA, AS CONSIDERAÇÕES DO PESQUISADOR DONALD SCHÖN, DOS TEÓRICOS VYGOTSKY (2000), PAULO FREIRE (2015), DOLZ E SCHNEUWLY (2004), BAKHTIN (2011); BEM COMO ALMEIDA (2002), MARTINS (2007), MARCUSCHI (2003, 2008) E PASSARELLI (2004) RESPALDAM ESTE ESTUDO. LEVANDO-SE EM CONTA OS RESULTADOS ALCANÇADOS, ESTE ARTIGO DISCORRE SOBRE AS AÇÕES QUE SE PRETENDE ATINGIR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO TOCANTE À PEDAGOGIA DE PROJETOS REFERENTE À PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ESTUDANTES, ALÉM DE LANÇAR MÃO DE SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIÇÕES AOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, VISTO QUE A PREPARAÇÃO, A EXECUÇÃO, A CORREÇÃO E A AVALIAÇÃO DE UM TEXTO SÃO PARTES FUNDAMENTAIS PARA SE GOSTAR DE ESCREVER NA ESCOLA.