PRÁTICA LABORATORIAL DE FÍSICO-QUÍMICA COMO
INICIATIVA OU CONSEQUÊNCIA DA TEORIA?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62116 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5491 "inscrito_id" => 14668 "titulo" => """ PRÁTICA LABORATORIAL DE FÍSICO-QUÍMICA COMO\r\n INICIATIVA OU CONSEQUÊNCIA DA TEORIA? """ "resumo" => "OS PROBLEMAS ASSOCIADOS A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA AINDA É PERSISTENTE, EM ESPECIAL NA ÁREA DE FÍSICO-QUÍMICA, VISTO QUE A MAIORIA DOS DISCENTES RELATAM DIVERSAS DIFICULDADES SOBRE A ABSTRAÇÃO DA DISCIPLINA. ISSO, RESULTA-SE DE UM ENSINO BASEADO EM AULAS TEÓRICAS, NAS QUAIS OS ALUNOS NÃO PARTICIPAM DIRETAMENTE DA APRENDIZAGEM, OU SEJA, NÃO SE APROPRIAM DO CONHECIMENTO, POIS NÃO SÃO SUJEITOS ATIVOS QUE INTERAGEM E ASSOCIAM O QUE É TRABALHADO DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR COM O QUE ACONTECE NO MUNDO AO SEU REDOR. CONTUDO, QUANDO O PROFESSOR ADICIONA METODOLOGIAS, COMO AULAS PRÁTICAS, À AULA EXPOSITIVA, SEJA ANTES OU DEPOIS DA AULA TEÓRICA, OS RESULTADOS TENDEM A SER MUITO BENÉFICOS PARA OS DISCENTES, FACILITANDO A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO E INCITANDO O INTERESSE DOS ALUNOS EM QUÍMICA. DESSA FORMA, O ASSUNTO DE FÍSICO-QUÍMICA ABORDADO NESTE TRABALHO, OXIRREDUÇÃO, FOI DIVIDIDO EM QUATRO ETAPAS, SENDO ELAS: A EXPOSIÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO, A PRÁTICA LABORATORIAL COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO, POIS ESTÃO INSERIDOS NO COTIDIANO, ALÉM DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PÓS E PRÉ LABORATORIAIS, QUE TEM COMO FUNÇÃO COLETAR DADOS SOBRE OS CONHECIMENTOS QUE FORAM APRENDIDOS ANTES E DEPOIS DA PRÁTICA NO LABORATÓRIO, ASSIM COMO O QUESTIONAMENTO DA IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA. POR CONSEGUINTE, ESPERA-SE COM ESTE TRABALHO QUE OS DISCENTES CONSIGAM ASSIMILAR E SE APROXIMAR DA DISCIPLINA COM A OBSERVÂNCIA DA PRÁTICA AO NOTAR A VARIAÇÃO DE COR DA SOLUÇÃO, ASSIM COMO A TRANSFERÊNCIA DE ELÉTRONS QUE ESTÁ PRESENTE NO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO, ATO COMUM DE “BANHAR” BIJUTERIAS, SITUAÇÃO QUE ESTÁ PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, ENSINO, FÍSICO-QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID14668_03102019154122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA HÍADE SILVA CRISTINO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA HÍADE" "autor_email" => "jessyhiade2014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62116 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5491 "inscrito_id" => 14668 "titulo" => """ PRÁTICA LABORATORIAL DE FÍSICO-QUÍMICA COMO\r\n INICIATIVA OU CONSEQUÊNCIA DA TEORIA? """ "resumo" => "OS PROBLEMAS ASSOCIADOS A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA AINDA É PERSISTENTE, EM ESPECIAL NA ÁREA DE FÍSICO-QUÍMICA, VISTO QUE A MAIORIA DOS DISCENTES RELATAM DIVERSAS DIFICULDADES SOBRE A ABSTRAÇÃO DA DISCIPLINA. ISSO, RESULTA-SE DE UM ENSINO BASEADO EM AULAS TEÓRICAS, NAS QUAIS OS ALUNOS NÃO PARTICIPAM DIRETAMENTE DA APRENDIZAGEM, OU SEJA, NÃO SE APROPRIAM DO CONHECIMENTO, POIS NÃO SÃO SUJEITOS ATIVOS QUE INTERAGEM E ASSOCIAM O QUE É TRABALHADO DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR COM O QUE ACONTECE NO MUNDO AO SEU REDOR. CONTUDO, QUANDO O PROFESSOR ADICIONA METODOLOGIAS, COMO AULAS PRÁTICAS, À AULA EXPOSITIVA, SEJA ANTES OU DEPOIS DA AULA TEÓRICA, OS RESULTADOS TENDEM A SER MUITO BENÉFICOS PARA OS DISCENTES, FACILITANDO A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO E INCITANDO O INTERESSE DOS ALUNOS EM QUÍMICA. DESSA FORMA, O ASSUNTO DE FÍSICO-QUÍMICA ABORDADO NESTE TRABALHO, OXIRREDUÇÃO, FOI DIVIDIDO EM QUATRO ETAPAS, SENDO ELAS: A EXPOSIÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO, A PRÁTICA LABORATORIAL COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO, POIS ESTÃO INSERIDOS NO COTIDIANO, ALÉM DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PÓS E PRÉ LABORATORIAIS, QUE TEM COMO FUNÇÃO COLETAR DADOS SOBRE OS CONHECIMENTOS QUE FORAM APRENDIDOS ANTES E DEPOIS DA PRÁTICA NO LABORATÓRIO, ASSIM COMO O QUESTIONAMENTO DA IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA. POR CONSEGUINTE, ESPERA-SE COM ESTE TRABALHO QUE OS DISCENTES CONSIGAM ASSIMILAR E SE APROXIMAR DA DISCIPLINA COM A OBSERVÂNCIA DA PRÁTICA AO NOTAR A VARIAÇÃO DE COR DA SOLUÇÃO, ASSIM COMO A TRANSFERÊNCIA DE ELÉTRONS QUE ESTÁ PRESENTE NO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO, ATO COMUM DE “BANHAR” BIJUTERIAS, SITUAÇÃO QUE ESTÁ PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, ENSINO, FÍSICO-QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID14668_03102019154122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA HÍADE SILVA CRISTINO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA HÍADE" "autor_email" => "jessyhiade2014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }