O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO FOCO APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE, DURANTE VISITAS FEITAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) DA INSTITUIÇÃO. OS OBJETIVOS FORAM ANALISAR COMO ACONTECE O AEE; CONHECER OS RECURSOS OFERECIDOS AOS ALUNOS NA SRM E AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFISSIONAIS DESSA ÁREA. NESSA DIREÇÃO, FIZEMOS UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A TEMÁTICA, ANALISANDO A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO: A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DE 2008, A RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 QUE INSTITUI DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA O AEE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL; A RESOLUÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA Nº 015/2017; A RESOLUÇÃO 10/2013 QUE ESTABELECE NORMAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PARA O AEE NO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA, BEM COMO NOS FUNDAMENTAMOS NAS PESQUISAS DE GOMES (2016), MANTOAN (2003) ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A PESQUISA QUALITATIVA E SEUS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, ANÁLISES DOS MATERIAIS E DE OBSERVAÇÕES EM CAMPO. A ANÁLISE E O TRATAMENTO DOS DADOS LEVARAM EM CONSIDERAÇÃO A MODALIDADE EDUCACIONAL - EDUCAÇÃO ESPECIAL - E O ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS CARACTERÍSTICAS. OS RESULTADOS PRELIMINARES DEMONSTRARAM QUE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) ACONTECE DE FORMA COMPLEMENTAR E SUPLEMENTAR AO ENSINO REGULAR E QUE TEM COMO PÚBLICO ALVO ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO OBSERVAMOS QUE OS RECURSOS UTILIZADOS SÃO OS ESTABELECIDOS PARA SALAS DE TIPO I, SEGUNDO O MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PROGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DAS SRM’S E A PROFESSORA DO AEE, ELENCOU QUE SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES SÃO A RESISTÊNCIA QUE OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II APRESENTAM EM RELAÇÃO AOS ATENDIMENTOS E EM TRABALHAR CONJUNTAMENTE E A SIGNIFICATIVA DIMINUIÇÃO NA OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA. DESSA FORMA, CONCLUÍMOS QUE, APESAR DOS AVANÇOS AO LONGO DA HISTÓRIA AINDA HÁ UM CAMINHO CONSIDERÁVEL A SE PERCORRER PARA QUE EXISTA CONSONÂNCIA ENTRE O QUE A LEGISLAÇÃO REFERENTE A EDUCAÇÃO ESPECIAL ASSEGURA E O QUE REALMENTE E A PRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS.