Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MENINO VESTE AZUL E MENINA VESTE ROSA? A RELEVÂNCIA DO DEBATESOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCOLA, DIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
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      PENSARMOS O DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. A METODOLOGIA CONSISTIU EM UMA\r\n
      PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, NO QUAL UTILIZAMOS COMO PRINCIPAIS FONTES DOIS RELATÓRIOS, A “PESQUISA\r\n
      NACIONAL SOBRE O AMBIENTE EDUCACIONAL NO BRASIL” DO ANO DE 2016 E “JUVENTUDES NA ESCOLA, SENTIDOS\r\n
      E BUSCAS: POR QUE FREQUENTAM? ” DE 2015, UTILIZANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO OS ESTUDOS DE GÊNERO DE\r\n
      JOAN SCOTT E DE GUACIRA LOPES LOURO. LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO OS PONTOS POSITIVOS DE TRAZER À TONA A\r\n
      REFLEXÃO ACERCA DESTA TEMÁTICA, E TAMBÉM OS PONTOS NEGATIVOS NO CASO DE CENSURA OU DA NEGAÇÃO EM\r\n
      ABRIR ESPAÇO PARA ESTES DEBATES. BUSCAMOS PROBLEMATIZAR ATRAVÉS DOS DADOS EMPÍRICOS FORNECIDOS A\r\n
      URGÊNCIA DA ABORDAGEM SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR, POIS VERIFICAMOS\r\n
      QUE ESTE É UM AMBIENTE HOSTIL E QUE REPRODUZ INTOLERÂNCIA PARA COM AQUELES QUE NÃO SE ENQUADRAM NA\r\n
      NORMA DE GÊNERO IMPOSTO. OBSERVAMOS TAMBÉM QUE O DEBATE EM TORNO DESTAS QUESTÕES ASSUME\r\n
      ELEMENTOS DE GRANDE RELEVÂNCIA, POIS INDEPENDENTE DA IDENTIDADE SEXUAL OU DE GÊNERO, TODOS ESTAMOS\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO RESULTA DE NOSSAS ANÁLISES E REFLEXÕES ACERCA DE RELATÓRIOS SOBRE O AMBIENTE NACIONAL EDUCACIONAL NO BRASIL. ESTRE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO TRAZER À TONA A REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DE PENSARMOS O DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. A METODOLOGIA CONSISTIU EM UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, NO QUAL UTILIZAMOS COMO PRINCIPAIS FONTES DOIS RELATÓRIOS, A “PESQUISA NACIONAL SOBRE O AMBIENTE EDUCACIONAL NO BRASIL” DO ANO DE 2016 E “JUVENTUDES NA ESCOLA, SENTIDOS E BUSCAS: POR QUE FREQUENTAM? ” DE 2015, UTILIZANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO OS ESTUDOS DE GÊNERO DE JOAN SCOTT E DE GUACIRA LOPES LOURO. LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO OS PONTOS POSITIVOS DE TRAZER À TONA A REFLEXÃO ACERCA DESTA TEMÁTICA, E TAMBÉM OS PONTOS NEGATIVOS NO CASO DE CENSURA OU DA NEGAÇÃO EM ABRIR ESPAÇO PARA ESTES DEBATES. BUSCAMOS PROBLEMATIZAR ATRAVÉS DOS DADOS EMPÍRICOS FORNECIDOS A URGÊNCIA DA ABORDAGEM SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR, POIS VERIFICAMOS QUE ESTE É UM AMBIENTE HOSTIL E QUE REPRODUZ INTOLERÂNCIA PARA COM AQUELES QUE NÃO SE ENQUADRAM NA NORMA DE GÊNERO IMPOSTO. OBSERVAMOS TAMBÉM QUE O DEBATE EM TORNO DESTAS QUESTÕES ASSUME ELEMENTOS DE GRANDE RELEVÂNCIA, POIS INDEPENDENTE DA IDENTIDADE SEXUAL OU DE GÊNERO, TODOS ESTAMOS PASSÍVEIS DE PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES

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