ESTE TRABALHO FOI IDEALIZADO COM O OBJETIVO DE REFLETIR ACERCA DA CONCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, A RESPEITO DA INCLUSÃO, TENDO EM VISTA QUE É MUITO COMUM ENCONTRARMOS PROFESSORES QUE SE COLOCAM CONTRA. PARA TANTO ABORDAMOS OS DIREITOS ADQUIRIDOS PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DE FREQUENTAREM TODOS OS ESPAÇOS E A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A INCLUSÃO QUE, INFELIZMENTE, É UM PROCESSO BASTANTE RECENTE EM NOSSO PAÍS. ATRAVÉS DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, APRESENTAMOS OS ASPECTOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, DENTRE OS QUAIS DESTACAMOS O USO DA PESQUISA QUALITATIVA. ANALISAMOS ASSIM, A CONCEPÇÃO SOBRE INCLUSÃO DOS ALUNOS DE UMA DAS TURMAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PARFOR, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, COMPOSTA POR 16 ALUNOS QUE TRABALHAM OU JÁ TRABALHARAM COMO DOCENTES NO MUNICÍPIO DE CODÓ – MA.