Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCÊNCIA E DIVERSIDADE: DIAGNÓSTICO DO ENSINO PARA ADIVERSIDADE SOB A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DELICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFMA

Palavra-chaves: ENSINO, DIVERSIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

É APRESENTADO UM ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFMA. ENTENDE-SE POR DIVERSIDADE UM ELEMENTO SOCIAL E COMO TAL PRESENTE EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS, COMO É A ESCOLA. O PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA PRECISA SER PREPARADO PARA LIDAR COM ESSAS DIVERSIDADES. O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM OBSERVAR COMO A QUESTÃO DA DIVERSIDADE É TRABALHADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA A PARTIR DA VIVÊNCIA E PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM SUA FORMAÇÃO INICIAL COMO DOCENTES. A METODOLOGIA PARTIU DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, REALIZADA NO IFMA, CAMPUS MONTE CASTELO, EM SÃO LUÍS – MA, COM ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS DADOS PROVENIENTES DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PELO APLICATIVO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESQUISAS “FORMULÁRIO GOOGLE” JUNTO A ALUNOS DO 5º AO 7º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA. CONCLUIU-SE QUE OS ALUNOS DO CURSO VIVENCIAM A QUESTÃO DA DIVERSIDADE POR MEIO DE DISCIPLINAS QUE A CONTEMPLAM, EMBORA SEJA TRATADA DE MANEIRA OBSOLETA, COM AULAS EXPOSITIVAS; PERCEBEM NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO QUE A DIVERSIDADE SE FAZ PRESENTE, MAS DE MANEIRA SUPERFICIAL E INSUFICIENTE, O QUE DIFICULTA OS ALUNOS SER MELHOR PREPARADOS PARA LIDAR COM ESSA QUESTÃO, E NA VISÃO DELES A PREPARAÇÃO DO PROFESSOR É INDISPENSÁVEL PARA QUE TRABALHE A PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SALA DE AULA, RESPEITANDO AS DIFERENÇAS DOS SEUS SUJEITOS, PRÁTICAS E SABERES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.