SILVA, Jefferson Alves Da et al.. Robótica: um facilitador no ensino da matemática. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62549>. Acesso em: 22/11/2024 07:55
O PRESENTE ARTIGO BUSCA RELATAR E PROPORCIONAR UMA REFLEXÃO SOBRE AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS DURANTE AS PRÁTICAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). ESTAS FORAM FEITAS DURANTE AS AULAS DE ROBÓTICA E MIND LAB REALIZADAS COM AS TURMAS DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE IBIRITÉ – MG. O OBJETIVO DO TRABALHO ERA IDENTIFICAR AS POTENCIALIDADES DA UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. AS ATIVIDADES ELABORADAS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA E DO MIND LAB TIVERAM COMO PROPÓSITO DESENCADEAR MOMENTOS DE INVESTIGAÇÃO EM AMBIENTES QUE PODERIAM FAVORECER A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PELOS ALUNOS. COM A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA OS DISCENTES FORAM CAPAZES DE RESOLVER OS PROBLEMAS ELABORADOS VOLTADOS ÀS SITUAÇÕES QUE POSSIVELMENTE ENFRENTARÃO EM SEU COTIDIANO. CONSTATOU-SE QUE O CONTATO COM A TECNOLOGIA DESPERTA UMA VONTADE DE APRENDER CADA DIA, DEIXANDO ASSIM O AMBIENTE ESCOLAR MAIS AGRADÁVEL, CRIATIVO E PRODUTIVO.