ESTE TEXTO É UM RECORTE DA MINHA PESQUISA DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA QUE BUSCOU RESPONDER À PERGUNTA: QUAIS AS ATRIBUIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO EDUCATIVO DO COLÉGIO POLIVALENTE DE CONCEIÇÃO DE COITÉ? COMO OBJETIVO GERAL TEM-SE: INVESTIGAR SOBRE AS ATRIBUIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO EDUCATIVO NO COLÉGIO POLIVALENTE DE CONCEIÇÃO DE COITÉ; AMALGAMADOS AOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONTEXTUALIZAR A TRAJETÓRIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO, IDENTIFICANDO SUAS ATRIBUIÇÕES AO LONGO DO TEMPO; CONHECER AS ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA E ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO EDUCATIVO NA ESCOLA. PARA A ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO REFERENCIAL TEÓRICO, UTILIZEI DAS CONTRIBUIÇÕES DE DIVERSOS AUTORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, DENTRE ELES: BRANDÃO (2007), SAVIANI (1999), LIBÂNEO (2004), ORSOLON (2006), VASCONCELLOS (2007), CLEMENTI (2006) E GEGLIO (2006). PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, DE CARÁTER QUALITATIVA E CARACTERIZADA COMO ESTUDO DE CASO, FORAM DEFINIDOS COMO PROCEDIMENTOS DE COLETAS DE DADOS A ENTREVISTA ESTRUTURADA, A ESTRATÉGIA DE GRUPO FOCAL E ANÁLISE DE DOCUMENTOS, TENDO COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO O COLÉGIO POLIVALENTE DE CONCEIÇÃO DO COITÉ E COMO SUJEITOS PESQUISADOS A COORDENADORA PEDAGÓGICA, DIRETORA, PROFESSORES E ALUNOS DA INSTITUIÇÃO. ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DA COORDENADORA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO EDUCATIVO DA ESCOLA PESQUISADA, TENDO EM VISTA QUE, ESTA PROFISSIONAL ATUA NA ARTICULAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.