Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: O QUE PENSAR SOBRE?

Palavra-chaves: CORPO, BIOLOGIA, ENTREVISTA, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60638
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3721
    "inscrito_id" => 9880
    "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: O QUE PENSAR SOBRE?"
    "resumo" => "A ESCOLA COMO UMA INSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE, A REPRODUZ E A CONSTRÓI CONCOMITANTEMENTE, MODULANDO-A A INTERESSES DESTA SOCIEDADE. CONSIDERANDO A ESCOLA COMO ESSE ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL, PRESSUPOMOS QUE   AS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS SE FAZEM PRESENTES. SE PENSARMOS NAS QUESTÕES RELACIONADAS AO CORPO, ABORDADAS NA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA, PODEMOS FAZER O RECORTE NA SEXUALIDADE E GÊNERO, PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR. SOB A ÓTICA DO CURRÍCULO CRÍTICO PODEMOS NOS QUESTIONAR QUAIS CONHECIMENTOS SÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE. AQUI, TRAGO ESSES RECORTES A FIM DE DISCUTIR O QUE ESTÁ POSTO NA DISCIPLINA BIOLOGIA DENTRO DO CURRÍCULO ESCOLAR. A PESQUISA FOI REALIZADA SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA COM PROFESSORAS(ES) DE UMA ESCOLA PERTENCENTE À REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ. POR MEIO DA ENTREVISTAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER UM SENTIMENTO DE FALTA DE FORMAÇÃO POR PARTE DAS(OS) PROFESSORAS(ES). NOS CABE PENSAR SOBRE ISSO COM MAIS RESPONSABILIDADE E NÃO DEIXAR OS DEBATES EM QUESTÃO SE TORNAREM “TEMAS” DE AULAS OU DISCIPLINAS ESPECÍFICAS, MAS QUE SEJAM COMPREENDENDIDOS COMO PARTICIPES DO DIA-A-DIA ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CORPO, BIOLOGIA, ENTREVISTA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9880_24092019190620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYA ELIZ SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MAYA ELIZ SOUSA"
    "autor_email" => "mattbioufc2015@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60638
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3721
    "inscrito_id" => 9880
    "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: O QUE PENSAR SOBRE?"
    "resumo" => "A ESCOLA COMO UMA INSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE, A REPRODUZ E A CONSTRÓI CONCOMITANTEMENTE, MODULANDO-A A INTERESSES DESTA SOCIEDADE. CONSIDERANDO A ESCOLA COMO ESSE ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL, PRESSUPOMOS QUE   AS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS SE FAZEM PRESENTES. SE PENSARMOS NAS QUESTÕES RELACIONADAS AO CORPO, ABORDADAS NA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA, PODEMOS FAZER O RECORTE NA SEXUALIDADE E GÊNERO, PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR. SOB A ÓTICA DO CURRÍCULO CRÍTICO PODEMOS NOS QUESTIONAR QUAIS CONHECIMENTOS SÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE. AQUI, TRAGO ESSES RECORTES A FIM DE DISCUTIR O QUE ESTÁ POSTO NA DISCIPLINA BIOLOGIA DENTRO DO CURRÍCULO ESCOLAR. A PESQUISA FOI REALIZADA SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA COM PROFESSORAS(ES) DE UMA ESCOLA PERTENCENTE À REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ. POR MEIO DA ENTREVISTAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER UM SENTIMENTO DE FALTA DE FORMAÇÃO POR PARTE DAS(OS) PROFESSORAS(ES). NOS CABE PENSAR SOBRE ISSO COM MAIS RESPONSABILIDADE E NÃO DEIXAR OS DEBATES EM QUESTÃO SE TORNAREM “TEMAS” DE AULAS OU DISCIPLINAS ESPECÍFICAS, MAS QUE SEJAM COMPREENDENDIDOS COMO PARTICIPES DO DIA-A-DIA ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CORPO, BIOLOGIA, ENTREVISTA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9880_24092019190620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYA ELIZ SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MAYA ELIZ SOUSA"
    "autor_email" => "mattbioufc2015@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A ESCOLA COMO UMA INSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE, A REPRODUZ E A CONSTRÓI CONCOMITANTEMENTE, MODULANDO-A A INTERESSES DESTA SOCIEDADE. CONSIDERANDO A ESCOLA COMO ESSE ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL, PRESSUPOMOS QUE AS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS SE FAZEM PRESENTES. SE PENSARMOS NAS QUESTÕES RELACIONADAS AO CORPO, ABORDADAS NA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA, PODEMOS FAZER O RECORTE NA SEXUALIDADE E GÊNERO, PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR. SOB A ÓTICA DO CURRÍCULO CRÍTICO PODEMOS NOS QUESTIONAR QUAIS CONHECIMENTOS SÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE. AQUI, TRAGO ESSES RECORTES A FIM DE DISCUTIR O QUE ESTÁ POSTO NA DISCIPLINA BIOLOGIA DENTRO DO CURRÍCULO ESCOLAR. A PESQUISA FOI REALIZADA SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA COM PROFESSORAS(ES) DE UMA ESCOLA PERTENCENTE À REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ. POR MEIO DA ENTREVISTAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER UM SENTIMENTO DE FALTA DE FORMAÇÃO POR PARTE DAS(OS) PROFESSORAS(ES). NOS CABE PENSAR SOBRE ISSO COM MAIS RESPONSABILIDADE E NÃO DEIXAR OS DEBATES EM QUESTÃO SE TORNAREM “TEMAS” DE AULAS OU DISCIPLINAS ESPECÍFICAS, MAS QUE SEJAM COMPREENDENDIDOS COMO PARTICIPES DO DIA-A-DIA ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.