SILVA, Luciane Ribeiro Da. História do cotidiano na eja. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60702>. Acesso em: 23/12/2024 02:00
HISTÓRIA DO COTIDIANO NA EJA FOI PENSANDO NA PRÁTICA DO DOCENTE, ANALISANDO O ESPAÇO DA SALA DE AULA, OBSERVANDO NOSSOS EDUCANDOS, NA SOCIEDADE QUE VIVEMOS QUE OBJETIVAMOS COM ESSE TRABALHO MOSTRAR A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NOS ENGAJAR MELHOR NOS PROJETOS EDUCACIONAIS DA ESCOLA PARTINDO DO MEIO SOCIAL EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, DA HISTÓRIA COTIDIANA DE CADA ALUNO, VALORIZANDO CADA ESPAÇO E CADA SER. NA METODOLOGIA NOS PROPOMOS A FAZER ENTREVISTA COM OS PAIS, AVÓS OU TIOS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E TAMBÉM INTERAGIR COM SEUS FAMILIARES SOBRE SUA TRAJETÓRIA DE VIDA. DESCREVER O MEIO AMBIENTE EM QUE O ALUNO E SEUS FAMILIARES ESTÃO INSERIDOS E ATRAVÉS DE RELATOS DESCREVER AS MUDANÇAS NO MEIO AMBIENTE. PRODUZIR UM TEXTO A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS QUE CONTAM UM POUCO DA HISTÓRIA DO COTIDIANO DE CADA UM. TRAZER ESSES TEXTOS PARA SALA DE AULA PARA SEREM COMPARTILHADOS COM A TURMA, OUVIR E ENTENDER QUE CADA UM PRODUZ SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. ESSE TRABALHO EM SALA DE AULA PROPICIOU AO EDUCANDO A BUSCA PELO CONHECIMENTO, O DIÁLOGO ABERTO E EXTROVERTIDO, O ROMPIMENTO COM PARADIGMAS COM VALORIZAÇÃO SOMENTE COM AS HISTÓRIAS DE GRANDES HERÓIS. VAMOS TECER AQUI AS NOSSAS CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A RELEVÂNCIA DESTE PROJETO EM NOSSAS VIDAS DE DOCENTES, CADA ETAPA VIVIDA E COMPARTILHADA COM OS ALUNOS MUITO NOS AGREGOU EM APRENDIZADO E NOVAS PRÁTICAS, VIVENCIAR O QUANTO É GRATIFICANTE E PRAZEROSO VER NOSSOS OBJETIVOS ALCANÇADOS E ALMEJAR A EXPANSÃO DESSE PROPÓSITO PARA OUTRAS TURMAS DA EJA.