CARVALHO, Diego Vinícius Medeiros De et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59150>. Acesso em: 22/11/2024 11:57
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM É POTENCIALIZADO QUANDO CONSEGUIMOS CRIAR CONEXÕES ENTRE A REALIDADE DO ALUNO E AS TEMÁTICAS ABORDADAS DENTRO DA SALA DE AULA. O CARÁTER OBSERVACIONAL INERENTE AOS PRIMEIROS DIAS DA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO SURGE JUSTAMENTE PARA QUE O GRADUANDO CONSIGA CONSTRUIR UM PERFIL INDIVIDUAL E COLETIVO DA TURMA ADOTADA. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE COMPARTILHAR, POR MEIO DE RELATO, O DESENVOLVIMENTO DE UMA DINÂMICA ORGANIZADORA DO CONHECIMENTO PRÉVIO REALIZADA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA TURMA DO 7ºANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM-RN. COM BASE EM OBSERVAÇÕES DA TURMA ADOTADA, ELABOROU-SE A ATIVIDADE “ÁRVORE DA VIDA POKÉMON”, CONCILIANDO A TEMÁTICA DOS VERTEBRADOS COM UMA ANIMAÇÃO BASTANTE ACLAMADA PELO GRUPO DE ALUNOS DA REFERIDA TURMA: POKÉMON. A APLICAÇÃO DA REFERIDA ATIVIDADE MOSTROU O GANHO PEDAGÓGICO QUE ATIVIDADES DESAFIADORAS E INERENTES AO UNIVERSO DO ESTUDANTE APRESENTAM DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, A PROPOSTA IDEALIZADA VAI AO ENCONTRO DAS CORRENTES EDUCACIONAIS EM QUE O ALUNO É AGENTE ATIVO DURANTE A CONSTRUÇÃO DA SUA APRENDIZAGEM, VALORIZANDO O PENSAMENTO CRÍTICO E ARTICULANDO MAIORES CONEXÕES PARA OS ASSUNTOS VINDOUROS AO ORGANIZADOR PRÉVIO.