LEITURA: COMO É FUNDAMENTAL O INCENTIVO DA PRÁTICA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60942 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1276 "inscrito_id" => 2963 "titulo" => "LEITURA: COMO É FUNDAMENTAL O INCENTIVO DA PRÁTICA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES" "resumo" => "COMO AFIRMAMOS ANTERIORMENTE, A LEITURA CONDUZ A CRIANÇA AO CONHECIMENTO DO MUNDO, ASSIM COMO O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO IMAGINÁRIO, PERMITINDO TAMBÉM O EXERCÍCIO DA FANTASIA, CONDUZINDO O LEITOR A CONSTRUIR A PARTIR DA LEITURA UMA REFLEXÃO CRÍTICA DAS QUESTÕES QUE O CERCAM. ALÉM DISSO, A LEITURA DIRECIONA A CRIANÇA A ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS PARA QUE EFETIVAMENTE SEJAM INICIADAS A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM, DA ORALIDADE, IDEIAS E SENTIMENTOS. NESSE SENTIDO, ACREDITAMOS QUE ESSE PROJETO CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES. DE ACORDO COM (MARTINS, 1989, P.25) “A LEITURA SERIA A PONTE PARA O PROCESSO EDUCACIONAL EFICIENTE, PROPORCIONANDO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO INDIVÍDUO”. TODAVIA, OS PRÓPRIOS EDUCADORES CONSTATAM SUA IMPOTÊNCIA DIANTE DO QUE DENOMINAM A “CRISE DA LEITURA”. ESSA CRISE SERIA CAUSADA MUITAS VEZES PELA FALTA DE ACESSO AOS LIVROS, E OS FATORES QUE CAUSAM ESSA DIFICULDADE SERIAM A BAIXA RENDA DOS ALUNOS, A FALTA DE BIBLIOTECA E ATÉ MESMO A LIMITAÇÃO DA ESCOLA COM O USO PREPONDERANTE DOS LIVROS PARADIDÁTICOS. O PROJETO FOI EXECUTADO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, COM TRINTA ALUNOS DO 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROMOVENDO A INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM LIVROS DE HISTÓRIA INFANTIL E O APRIMORAMENTO DO GOSTO PELA LEITURA. PODEMOS DIZER QUE O PROJETO FOI EXECUTADO COM ÊXITO, POIS TODAS AS ETAPAS PROPOSTAS FORAM CUMPRIDAS COM RESULTADOS SATISFATÓRIOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "AULA, ALUNOS, EXPERIÊNCIA, LEITURA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID2963_12082019223504.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA KELLY NICHOLS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KELLY NICHOLS" "autor_email" => "kelly.nichols.1044@gmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60942 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1276 "inscrito_id" => 2963 "titulo" => "LEITURA: COMO É FUNDAMENTAL O INCENTIVO DA PRÁTICA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES" "resumo" => "COMO AFIRMAMOS ANTERIORMENTE, A LEITURA CONDUZ A CRIANÇA AO CONHECIMENTO DO MUNDO, ASSIM COMO O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO IMAGINÁRIO, PERMITINDO TAMBÉM O EXERCÍCIO DA FANTASIA, CONDUZINDO O LEITOR A CONSTRUIR A PARTIR DA LEITURA UMA REFLEXÃO CRÍTICA DAS QUESTÕES QUE O CERCAM. ALÉM DISSO, A LEITURA DIRECIONA A CRIANÇA A ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS PARA QUE EFETIVAMENTE SEJAM INICIADAS A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM, DA ORALIDADE, IDEIAS E SENTIMENTOS. NESSE SENTIDO, ACREDITAMOS QUE ESSE PROJETO CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES. DE ACORDO COM (MARTINS, 1989, P.25) “A LEITURA SERIA A PONTE PARA O PROCESSO EDUCACIONAL EFICIENTE, PROPORCIONANDO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO INDIVÍDUO”. TODAVIA, OS PRÓPRIOS EDUCADORES CONSTATAM SUA IMPOTÊNCIA DIANTE DO QUE DENOMINAM A “CRISE DA LEITURA”. ESSA CRISE SERIA CAUSADA MUITAS VEZES PELA FALTA DE ACESSO AOS LIVROS, E OS FATORES QUE CAUSAM ESSA DIFICULDADE SERIAM A BAIXA RENDA DOS ALUNOS, A FALTA DE BIBLIOTECA E ATÉ MESMO A LIMITAÇÃO DA ESCOLA COM O USO PREPONDERANTE DOS LIVROS PARADIDÁTICOS. O PROJETO FOI EXECUTADO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, COM TRINTA ALUNOS DO 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROMOVENDO A INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM LIVROS DE HISTÓRIA INFANTIL E O APRIMORAMENTO DO GOSTO PELA LEITURA. PODEMOS DIZER QUE O PROJETO FOI EXECUTADO COM ÊXITO, POIS TODAS AS ETAPAS PROPOSTAS FORAM CUMPRIDAS COM RESULTADOS SATISFATÓRIOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "AULA, ALUNOS, EXPERIÊNCIA, LEITURA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID2963_12082019223504.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA KELLY NICHOLS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KELLY NICHOLS" "autor_email" => "kelly.nichols.1044@gmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }