O PRESENTE ARTIGO APRESENTA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, MATRICULADOS EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO VINCULADO À UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. A PARTIR DA VISÃO DOS PROFESSORES E COORDENADORES DO 1º E 2º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, REALIZAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. O PRESENTE ESTUDO INDICA QUE EXAMINAR A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR CONDUZ À DISCUSSÃO DO VINCULO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO COM AS DEMAIS AÇÕES EDUCATIVAS VIVIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR. A PARTIR DA ANÁLISE DE DADOS UM DOS ASPECTOS QUE MAIS CHAMOU ATENÇÃO FOI A MANEIRA COMO A EQUIPE PEDAGÓGICA DO COLÉGIO PROCURA ORGANIZAR AS PRÁTICAS DOCENTES PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZADO, DENTRO DAS EXIGÊNCIAS CURRICULARES. O 1º SEGMENTO TRABALHA COM O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A PARTIR DE UMA EQUIPE ESTRUTURADA ATRAVÉS DA MODALIDADE DO ENSINO COLABORATIVO, NA QUAL UM PROFISSIONAL DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PROPORCIONA UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE OS PROFESSORES, AJUDANDO A DESENVOLVER ADAPTAÇÕES, INCLUSIVE, DE AVALIAÇÃO. A ORGANIZAÇÃO DO 2º SEGMENTO NÃO APRESENTA ESSA FORMAÇÃO. NESSE SENTIDO, SERIA MUITO PROFÍCUA A PRESENÇA DE UMA EQUIPE DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA PROPORCIONAR NOVAS POSSIBILIDADES DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS.