SILVA, Mirelle Pereira Da et al.. Oficina de zoologia: jogos didáticos na educação básica. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61825>. Acesso em: 23/12/2024 00:01
AS AULAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO HABITUALMENTE TRADICIONAIS, ONDE O PROFESSOR TRAZ A AULA NA FORMA EXPOSITIVA POR MEIO DE SLIDES, LIVROS DIDÁTICOS OU FAZENDO USO DO QUADRO. ATUALMENTE A IDEIA DE DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO VEM SENDO ACEITA, NÃO CONSIDERANDO A FORMA EXPOSITIVA ERRÔNEA, MAS SALIENTANDO QUE HÁ OUTRAS MANEIRAS QUE CONDUZEM O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, COMO OS JOGOS DIDÁTICOS QUE OS PERMITEM MAIOR INTERAÇÃO COM O ASSUNTO E COM O MEIO SOCIAL. QUANDO SE TRATA DO CONTEÚDO DE ZOOLOGIA OS RELATOS DE DISCENTES SÃO DE AULAS EXTENSAS CAUSANDO MAIORES DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, POIS TRAZEM CARACTERÍSTICAS, NOMENCLATURAS E EVOLUÇÃO DOS GRUPOS ZOOLÓGICOS, ABRANGENDO MUITA TEORIA E PALAVRAS NOVAS. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA OFICINA DE JOGOS DIDÁTICOS REALIZADA NA ESCOLA ANTÔNIO CORREIA DE ARAÚJO NO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE - PE, NA TURMA DO SÉTIMO ANO, A TURMA DE 30 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM QUATRO GRUPOS. A ELES FORAM DESIGNADOS GRUPOS ZOOLÓGICOS ENTRE INVERTEBRADOS E VERTEBRADOS, CADA EQUIPE ESCOLHEU UM JOGO DIDÁTICO PARA PRODUZIR SOBRE O CONTEÚDO ATRIBUÍDO. FORAM PRODUZIDOS PELOS ALUNOS QUATRO JOGOS, ONDE PUDERAM SOCIALIZAR COM A COMUNIDADE ESCOLAR OS CONHECIMENTOS DESENVOLVIDOS, A PARTIR DESTES ESTUDARAM SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS, EVOLUÇÃO E NOMENCLATURA DOS GRUPOS. DIANTE DAS ATIVIDADES REALIZADAS OS DISCENTES DESENVOLVERAM O ENSINO APRENDIZAGEM FACILITANDO A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO POR MEIO DA CRIATIVIDADE, AUTONOMIA E HABILIDADES PRÓPRIAS, ALÉM DE MELHORAR A INTERAÇÃO COM O DOCENTE, QUE POR SUA VEZ, TEM AO SEU LADO NOVOS MÉTODOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO.